Manhã com Bach #141: Cantata é inspirada em tradicional hino do protestantismo alemão

Criada em 1725, composição está baseada em obra do teólogo e compositor alemão Joachim Neander, do século 17

Por
 24/10/2022 - Publicado há 1 ano
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #141: Cantata é inspirada em tradicional hino do protestantismo alemão
/

Composta em 1725, a cantata Lobe den Herren, den mächtigen König der Ehren, “Louvai o Senhor, o poderoso rei da honra” (BWV 137), de Johann Sebastian Bach, é inspirada num dos mais tradicionais hinos do protestantismo alemão, publicado em 1680 pelo teólogo e compositor Joachim Neander. Ela é apresentada nesta edição do podcast Manhã com Bach, que exibe também a Tocata em Ré Menor (BWV 913) e a Suíte Orquestral Número 3 em Ré Maior (BWV 1068).

O teólogo e compositor alemão Joachim Neander (1650-1680) – Foto: Reprodução

Joachim Neander nasceu na cidade de Bremen, onde estudou teologia. Em 1674 tornou-se professor numa escola de latim em Düsseldorf. Nessa cidade ele compôs a maior parte dos seus 60 hinos, que fizeram dele um dos mais importantes compositores da igreja protestante alemã. Voltando a Bremen para ocupar a função de pastor da Igreja de Sankt Martin, ele morreu ali em 1680, vítima de tuberculose, aos 30 anos de idade.

O hino Lobe den Herren, den mächtigen König der Ehren, “Louvai o Senhor, o poderoso rei da honra”, publicado em 1680, é a sua obra mais famosa. No século 19, a composição ganhou uma tradução para o inglês feita pela compositora inglesa Catherine Winkworth, que o tornou muito conhecido na Inglaterra e nos Estados Unidos. Depois ele foi introduzido no hinário da Igreja Católica e passou para outros países da Europa e das Américas, onde é cantado em igrejas católicas e protestantes até hoje.

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 22 e 23 de outubro de 2022. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.

As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.