Manhã com Bach #140: Criado para festa de casamento, “Quodlibet” é alegre e irreverente

Obra de juventude de Bach está ligada a gênero sarcástico surgido na Europa no século 15

Por
 17/10/2022 - Publicado há 2 anos
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #140: Criado para festa de casamento, “Quodlibet” é alegre e irreverente
/
Fragmento da partitura original, escrita por Bach, do Quodlibet – Foto: Reprodução

Alegre e irreverente, o Quodlibet (BWV 524) é uma obra de juventude de Bach, composta em 1707, quando o compositor tinha 22 anos de idade. Preservada na forma de um fragmento – faltam o começo e o fim da peça -, ela foi criada para animar uma festa de casamento, provavelmente do próprio compositor com sua primeira esposa, Maria Barbara, que ocorreu em 17 de outubro de 1707.

De autor desconhecido, a letra faz as mais variadas referências, sem que elas tenham relação entre si. Mistura frases em alemão e em latim, menciona dois eclipses solares que realmente ocorreram na época na Alemanha central e cita Salome – provavelmente uma das irmãs do compositor -, Pantagruel, o personagem glutão do escritor francês François Rabelais (1494-1553), e até mesmo o reino de Portugal. De acordo com especialistas, o texto do Quodlibet de Bach é derivado de numerosas fontes, como músicas folclóricas, canções de estudantes, gritos de pessoas nas ruas, liturgias eclesiásticas e trocadilhos populares, entre várias outras.

Quodlibet – palavra latina que significa “o que agrada” – é um gênero musical que remonta à Europa do século 15. Ele se caracteriza por ser uma composição em que se juntam diferentes melodias, na forma de contraponto, por combinar ritmos folclóricos e populares e por ter letra jocosa, sarcástica, bem-humorada e divertida, como acontece na obra de Bach.

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 15 e 16 de outubro de 2022. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.

As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.