Manhã com Bach #148: “Oratório de Natal” foi composto para seis dias de festas

Primeira apresentação da obra ocorreu entre o Natal de 1734 e a Epifania, celebrada em 6 de janeiro de 1735

Por
 12/12/2022 - Publicado há 1 ano
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #148: “Oratório de Natal” foi composto para seis dias de festas
/

As seis partes do Oratório de Natal (BWV 248), de Johann Sebastian Bach, não foram compostas para serem apresentadas todas no mesmo dia. Na época de Bach, a Igreja Luterana, a que o compositor pertencia, comemorava a festa do nascimento de Cristo ao longo de um período de 12 dias, desde a noite de Natal até a chamada Epifania. É por isso que o Oratório de Natal, de Bach, originalmente, foi apresentado nos dias 25, 26 e 27 de dezembro de 1734, que se referem propriamente ao nascimento de Cristo; no dia de Ano Novo de 1735, que lembra a circuncisão de Cristo; no primeiro domingo do ano, que rememora a perseguição do rei Herodes; e na Epifania, que naquele ano caiu no dia 6 de janeiro de 1735, uma data dedicada a marcar a adoração dos reis magos, conforme os Evangelhos.

Essa sequência de episódios é mostrada nas seis partes do Oratório de Natal, das quais esta edição de Manhã com Bach exibe a terceira. O podcast apresenta também a Sonata para Violino Número 3 em Dó Maior (BWV 1005).

Manhã com Bach está apresentando a íntegra do Oratório de Natal, de Bach, ao longo de seis programas.

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 10 e 11 de dezembro de 2022. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.

As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.