Manhã com Bach #137: Músicas de Bach foram tocadas nos funerais da rainha Elizabeth II

Despedidas à mais longeva soberana britânica incluíram a execução de quatro obras do compositor alemão

Por
 26/09/2022 - Publicado há 2 anos
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #137: Músicas de Bach foram tocadas nos funerais da rainha Elizabeth II
/

Quatro músicas de Johann Sebastian Bach foram tocadas nos funerais da rainha Elizabeth II, no dia 19 passado, quando o corpo da mais longeva soberana britânica foi sepultado na Capela de São Jorge, no Castelo de Windsor, na Inglaterra. Elas são: Fantasia e Fuga em Dó Menor (BWV 562), prelúdio coral Schmücke dich, o liebe Seele, ‘Enfeita-te, ó, amada alma” (BWV 654), Prelúdio e Fuga em Dó Menor (BWV 546) – todas para órgão – e a ária para soprano Schafe können sicher weiden, “As ovelhas podem pastar com segurança”, que é o nono movimento da cantata Was mir behagt, ist nur die muntre Jagd!, a chamada Cantata da Caça (BWV 208). A íntegra da Cantata da Caça foi exibida em Manhã com Bach em julho passado (ouça aqui).

Essas quatro composições ouvidas nos funerais da rainha são apresentadas nesta edição do podcast Manhã com Bach, que traz ainda a cantata Herr, wie du willst, so schick’s mit mir, “Senhor, como tu queres, assim dispõe de mim” (BWV 73).

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 24 e 25 de setembro de 2022. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.

As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.