Manhã com Bach #143: Obra para cravo solo, “Concerto Italiano” simula uma orquestra

Composição tem influência da música de Vivaldi, com três movimentos em que se alternam trechos orquestrais e passagens solo

Por
 07/11/2022 - Publicado há 1 ano
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #143: Obra para cravo solo, “Concerto Italiano” simula uma orquestra
/

Composto por Johann Sebastian Bach em 1735, em Leipzig, o Concerto Italiano em Fá Maior (BWV 971) é uma obra para cravo solo que simula uma orquestra. Para isso, o compositor utiliza um cravo com dois teclados. Os trechos orquestrais são tocados com as duas mãos no teclado “forte”, enquanto as partes solo são interpretadas no teclado “piano”. A influência italiana se percebe na forma como esse concerto está estruturado: assim como os concertos de Antonio Vivaldi, ele tem três movimentos – um rápido, um lento e um rápido. No primeiro movimento, um alegro, notam-se claramente as seções orquestrais, que se alternam com passagens solo. O segundo movimento, andante, lembra um tocante solo de violino. Já o terceiro movimento, presto, se assemelha na forma ao primeiro movimento, com a alternância entre trechos orquestrais e trechos solo.

Esse concerto é apresentado nesta edição do podcast Manhã com Bach, que exibe ainda o Prelúdio e Fuga em Sol Menor (BWV 535) e a cantata Erwünschtes Freudenlicht, “Desejada luz da alegria” (BWV 184).

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 5 e 6 de novembro de 2022. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.

As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.