Manhã com Bach #149: “Oratório de Natal” tem profusão de formas musicais “arrebatadoras”

Nessa obra, Bach se reafirma como grande mestre da retórica, afirma o jornalista suíço Franz Rueb

Por
 19/12/2022 - Publicado há 1 ano
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #149: “Oratório de Natal” tem profusão de formas musicais “arrebatadoras”
/

O Oratório de Natal (BWV 248), de Johann Sebastian Bach, tem uma riqueza e uma profusão de formas musicais “arrebatadoras”, escreve o jornalista suíço Franz Rueb no livro 48 Variações sobre Bach, publicado no Brasil em 2001 pela Editora Companhia das Letras. Nesse livro, Rueb lembra que, no Oratório de Natal, “Bach se reafirma como grande mestre da retórica, como intérprete espiritual fiel do texto, como alguém que ‘desce às profundezas da língua para delas extrair o sentido mais profundo de cada palavra’, conforme se expressou o compositor e teórico da música Adolf Bernhard Marx, em 1853, em sua enciclopédia da música”.

A quarta parte do Oratório de Natal é exibida nesta edição de Manhã com Bach, que apresenta também o Concerto para Cravo em Ré Menor (BWV 1052).

Manhã com Bach está apresentando a íntegra do Oratório de Natal, de Bach, ao longo de seis programas.

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 17 e 18 de dezembro de 2022. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.

As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.