Manhã com Bach #151: “Oratório de Natal” dá ênfase ao elemento lírico

Bach supre carência de eventos trágicos com versos líricos sobre o nascimento de Cristo, diz Philipp Spitta

Por
 02/01/2023 - Publicado há 1 ano
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #151: "Oratório de Natal" dá ênfase ao elemento lírico
/

A narrativa dos Evangelhos sobre o nascimento de Jesus Cristo é escassa, com eventos menos trágicos e vívidos do que ocorre na narrativa da Paixão de Cristo. Por isso, o Oratório de Natal (BWV 248), de Johann Sebastian Bach, dá ao elemento lírico mais proeminência do que as circunstâncias pedem. Nele, até trechos relacionados aos Evangelhos são interrompidos por reflexões em versos, o que não acontece nas Paixões de Bach.

Essa análise é feita pelo musicólogo alemão Philipp Spitta (1841-1894) na sua monumental biografia do compositor alemão, escrita em três volumes e publicada em Leipzig, na Alemanha, entre 1873 e 1880. Segundo Spitta, nenhuma outra obra de Bach contém uma coleção tão rica de encantadoras e facilmente compreensíveis melodias como o Oratório de Natal. Para o musicólogo alemão, o caráter popular dessa composição não está baseado somente no seu aspecto musical, mas também nas referências a cerimônias e hinos cristãos tradicionais feitas na letra e na música dessa obra.

A sexta e última parte do Oratório de Natal (BWV 248), de Bach, é exibida nesta edição do podcast Manhã com Bach, que apresenta também o Concerto de Brandenburgo Número 5 em Ré Maior (BWV 1050).

Manhã com Bach apresentou, ao longo de seis programas, a íntegra do Oratório de Natal, de Bach.

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 31 de dezembro de 2022 e 1º de janeiro de 2023. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.

As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.