As árias de Johann Sebastian Bach publicadas no Clavier-Büchlein für Anna Magdalena Bach (“Livrinho de Teclado para Anna Magdalena Bach“) foram compostas para os momentos em que o compositor, sua esposa Anna Magdalena Bach e seus filhos se reuniam para tocar e cantar, o que faziam diariamente. Elas revelam, portanto, um pouco do cotidiano e da intimidade da família Bach.
Esta edição do podcast Manhã com Bach exibe essas árias, que são cinco: Gib dich zufrieden und sei stille, “Fica satisfeito e descansa” (BWV 511), uma variação com o mesmo título Gib dich zufrieden und sei stille (BWV 512), O Ewigkeit, du Donnerwort, “Ó, eternidade, palavra trovão” (BWV 513), So oft ich meine Tobackspfeife angefüllt, “Sempre que eu encho o meu cachimbo” (BWV 515) – que faz uma curiosa comparação entre o tabaco e a vida humana -, e Willst du dein Herz mir schenken, “Se tu queres me dar teu coração” (BWV 518). Esta última ária – uma peça que expressa um amor “proibido” que deve ser mantido em segredo – mostra que a família Bach não cantava apenas músicas com temas espirituais, mas também composições seculares.
Além das árias, Manhã com Bach traz ainda o Prelúdio e Fuga Número 8 em Mi Bemol Maior (BWV 877), do volume 2 de O Cravo Bem Temperado, e a cantata Bringet dem Herrn Ehre seines Namens, “Trazei ao Senhor honra ao seu nome” (BWV 148).
Ouça o podcast no link acima.
Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 8 e 9 de outubro de 2022. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.
As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.