Manhã com Bach #145: “Manuscrito Möller” revela interesses musicais do jovem Bach

Caderno do início do século 18 mostra também músicos que influenciaram o compositor no início da sua carreira

Por
 21/11/2022 - Publicado há 1 ano
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #145: “Manuscrito Möller” revela interesses musicais do jovem Bach
/
Página 91 do Manuscrito Möller, que traz o trecho inicial do Prelúdio e Fuga em Sol Menor (BWV 535), de Bach, peça apresentada nesta edição do podcast Manhã com Bach – Foto: Reprodução/Staatbibliothek Berlim

Datado do início do século 18, o Manuscrito Möller revela os interesses musicais do jovem Johann Sebastian Bach e dos compositores que exerceram influência sobre ele no início de sua carreira. Além de 11 peças de Bach – criadas quando o compositor tinha 20 anos de idade ou até menos -, o caderno contém obras de músicos do norte da Alemanha (entre eles Georg Böhm, Dietrich Buxtehude, Johann Adam Reincken e Johann Pachebel), da França (como Jean-Baptiste Lully e Nicolas Lebègue) e da Itália (como Tommaso Albinoni e Agostino Steffani). É um retrato fiel daqueles compositores que, no início do século 18, ocuparam a atenção do jovem Bach e forneceram a ele um modelo que serviu de ponto de partida para as suas grandes realizações na área da música.

Nesta edição do podcast Manhã com Bach são exibidas quatro composições de Bach presentes no Manuscrito Möller. Elas são o Prelúdio e Fuga em Sol Menor (BWV 535), a Canzona em Ré Menor (BWV 588), o Prelúdio e Partita em Fá Maior (BWV 833) e a Sonata em Lá Menor (BWV 967). O podcast apresenta ainda a cantata Sehet! Wir gehn hinauf gen Jerusalem, “Vede! Nós vamos subir para Jerusalém” (BWV 159).

Apresentada em 27 de fevereiro de 1729, em Leipzig, essa cantata tem como tema os momentos registrados nos Evangelhos em que Jesus Cristo está prestes a entrar na cidade de Jerusalém, onde seria torturado, crucificado e morto. Provavelmente, ela foi a última cantata composta por Bach antes da primeira exibição da Paixão Segundo São Mateus, na Semana Santa daquele ano de 1729, e está impregnada da mesma atmosfera dessa monumental narrativa dos sofrimentos e morte de Jesus. Com isso, ela pode ser considerada uma “introdução” à Paixão Segundo São Mateus.

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 19 e 20 de novembro de 2022. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.

As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.

 

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.