Manhã com Bach #142: Separados por dois séculos, Lutero e Bach têm “estreita sinergia”

Líder da Reforma Religiosa do século 16 – que completa 505 anos – exerceu profunda influência no compositor

Por
 31/10/2022 - Publicado há 1 ano
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #142: Separados por dois séculos, Lutero e Bach têm “estreita sinergia”
/
Quem foi Martinho Lutero - Hora Luterana
O reformador Martim Lutero – Foto: Reprodução

Existe uma estreita sinergia entre o reformador Martim Lutero (1483-1546) e o compositor Johann Sebastian Bach, embora eles estejam separados por dois séculos. Essa frase é extraída do livro Music in the Castle of Heaven (“Música no castelo do paraíso”), escrito pelo maestro inglês John Eliot Gardiner. No capítulo 5 desse livro, Gardiner mostra como Lutero influenciou profundamente a vida, a obra e o pensamento de Bach.

Por ocasião dos 505 anos da Reforma Religiosa do século 16 – liderada por Lutero -, completados nesta segunda-feira, dia 31, o podcast Manhã com Bach apresenta a cantata Ein feste Burg ist unser Gott, “Um castelo forte é nosso Deus” (BWV 80), inspirada no hino de mesmo nome composto pelo reformador em 1529, que se tornou símbolo da Reforma. A cantata é precedida por comentários extraídos do livro de Gardiner sobre a forte relação entre Lutero e Bach. O podcast exibe ainda a Sonata para Flauta e Cravo em Si Menor (BWV 1030).

Ouça o podcast no link acima.

Este podcast reproduz o programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido nos dias 29 e 30 de outubro de 2022. Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.

As edições anteriores do podcast Manhã com Bach estão disponíveis neste link.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.