Urge a ampliação de áreas permeáveis na cidade de São Paulo

Nabil Bonduki enfatiza a importância de ampliar as áreas permeáveis da cidade, onde se possam plantar árvores e criar uma estrutura verde

 23/11/2023 - Publicado há 5 meses
Por

Logo da Rádio USP

São Paulo e grande parte do Brasil passam por uma inédita onda de calor e, nesta coluna, o professor Nabil Bonduki avalia essa situação e ressalta o que a comunidade científica vem alertando há várias décadas. “A emergência climática veio para ficar e irá afetar cada vez mais a vida de todos os cidadãos do planeta Terra. Infelizmente, medidas que deveriam já ter sido tomadas para evitar a elevação da temperatura da Terra, nas últimas décadas, não foram tomadas e continuamos a não ver o empenho efetivo, seja do poder público, seja da própria sociedade em enfrentar o problema da emissão de gases de efeito estufa.”

Para Bonduki, faz-se necessário adotar providências cada vez mais urgentes para minimizar o efeito dessas ondas de calor que irão acontecer com frequência, assim como também ciclones e temporais. Para evitar o calor excessivo nas cidades, as medidas são complexas e precisam gerar mudanças estruturais. “Em primeiro lugar é importante dizer que qualquer medida ou proposta que venha a ser usada é paliativa, uma vez que as causas estruturais das ondas de calor continuarão acontecendo e não serão apenas com medidas urbanísticas ou de edificações que vamos resolver esse problema do calor intenso, mas muita coisa pode ser feita como, por exemplo, a ampliação das estruturas verdes das nossas cidades: mais parques, mais arborização das ruas, mais arborização dos lotes e proteção do cinturão verde da cidade.

Estudos mostram que a diferença de temperatura entre antigas áreas industriais, como a Mooca ou o Ipiranga, e áreas mais arborizadas, como as dos Jardins, pode chegar a cerca de 8º. Portanto, a estrutura verde tem um papel extremamente importante em tornar a nossa cidade mais agradável e mais bem preparada para enfrentar as ondas de calor.” Bonduki sugere a implantação, com a máxima urgência, de todos os parques previstos no Plano Diretor de 2014 que somam mais de 160 parques que deveriam ser implantados como prioridade dentro da cidade. Outra sugestão é ampliar a arborização urbana, mas com o manejo adequado das árvores.

Bonduki finaliza afirmando a importância de ampliar as áreas permeáveis da cidade, onde se possam plantar árvores e criar uma estrutura verde de modo a garantir uma condição de maior arborização e proteção para o calor.


Cotidiano na Metrópole
A coluna Cotidiano na Metrópole, com o professor Nabil Bonduki, vai ao ar quinzenalmente às quinta-feira às 9h00, na Rádio  USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção a Rádio USP,  Jornal da USP e  TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.