Suar durante a atividade física não é indicativo da intensidade do exercício

A premissa de que quanto mais transpiramos mais intensa é a atividade física é falsa, afirma José Carlos Farah

 Publicado: 02/04/2024
Por

Logo da Rádio USP

Na coluna desta semana, o professor José Carlos Farah pontua se é verdadeiro que a quantidade de suor mede o esforço físico. Segundo o professor, esse não é um parâmetro para medir a intensidade da atividade física. “A associação de que quanto mais transpiro mais intensa é a atividade física é falsa. Também existem pessoas que associam a transpiração, o suor, com a perda de peso, que também está equivocada. O suor não queima calorias. Suar pode fazer com que percamos peso de água, mas essa perda é temporária e é recuperada após se reidratar bebendo água ou comendo”, explica.

E por que, quando praticamos atividade física, suamos? Farah explica que a transpiração é um efeito fisiológico do nosso corpo e é utilizada para manter a temperatura do corpo sempre estável. Quando praticamos atividade física, seja qual for, a temperatura do corpo tende a aumentar e o suor é produzido para reduzir o calor através das glândulas sudoríparas. Quando estamos expostos a temperaturas muito altas, como sauna e sol de verão, mesmo sem fazer qualquer movimento, também suamos para manter a temperatura do corpo estável.

A dica do professor é que os parâmetros mais comuns para medir a intensidade do esforço são a frequência cardíaca e a frequência respiratória. “Se a frequência cardíaca é baixa, até 130 batimentos por minuto, o esforço é de leve a moderado, mas se são altas, acima de 140 batimentos por minuto, a intensidade também é alta, mas depende de cada pessoa e do nível de aptidão física. A respiração ofegante indica aumento da intensidade da atividade. A coordenação motora também é um bom parâmetro. Se conseguimos realizar a atividade física com boa técnica, a intensidade tende a ser de leve a moderada, mas se começamos a perder a coordenação do movimento, a intensidade é alta. São parâmetros fáceis de medir e perceber como está a intensidade da atividade física. Mas, independentemente da intensidade, vamos suar e a quantidade de suor vai depender principalmente da temperatura ambiente e do tipo de roupa que estamos usando. Sempre será importante, em qualquer situação, a hidratação. Beber água é condição obrigatória para manter nosso corpo funcionando bem e aproveitarmos os benefícios da prática da atividade física”, ressalta José Carlos Farah.


Corpo e Movimento
A coluna Corpo e Movimento, com o professor José Carlos Farah, vai ao ar quinzenalmente terça-feira às 8h30, na Rádio  USP (São Paulo 93,7 ; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP. 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.