Revisão do Plano Diretor de São Paulo ainda precisa de retoques

Revisão do projeto de Lei do Plano Diretor de São Paulo apresenta problemas na forma e no conteúdo, na visão de Nabil Bonduki

 06/07/2023 - Publicado há 10 meses
Por

Logo da Rádio USP

O professor Nabil Bonduki, na coluna desta semana, analisa, com muita preocupação, o projeto de Lei de Revisão do Plano Diretor que foi aprovado na Câmara Municipal de São Paulo. Ele vê problemas na forma e no conteúdo. Para Bonduki, o prefeito Ricardo Nunes deveria vetar uma série de dispositivos que foram aprovados nesta lei. “O texto é confuso, muitos artigos podem ter interpretações diferentes, que é muito ruim em se tratando de normas de uso e ocupação do solo”, ressalta.

De acordo com Bonduki, pelo lado do conteúdo, essa proposta descaracteriza o que foi aprovado em 2014. Esperava-se que a cidade pudesse se desenvolver ao longo dos eixos dos transportes coletivos de massa com adensamento populacional, com mais gente morando perto do transporte coletivo e menos carros. “Há problemas e a revisão deveria corrigi-los, no entanto, ao invés disso, a revisão está agravando porque alargou enormemente esses eixos de estruturação onde se pode fazer prédios sem limites de altura e permitiu que se pudesse construir apartamentos maiores, com mais garagens, contrariando a estratégica urbanística que se pretendia implementar na cidade de São Paulo.

Bonduki tem como sugestão se preparar para batalhar pelo veto desses artigos e também se preparar para debater a lei de uso e ocupação do solo que será a nova batalha para o segundo semestre.


Cotidiano na Metrópole
A coluna Cotidiano na Metrópole, com o professor Nabil Bonduki, vai ao ar quinzenalmente às quinta-feira às 9h00, na Rádio  USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção a Rádio USP,  Jornal da USP e  TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.