Pensador pode ter antecipado a ideia do Antropoceno

José Eli da Veiga refere-se a Kenneth Boulding, cujo livro “O Significado do Século XX – A Grande Transição” ele entende que deveria ser republicado no Brasil

 12/10/2023 - Publicado há 9 meses     Atualizado: 16/10/2023 as 8:51
Por

Logo da Rádio USP

Eu queria principalmente chamar a atenção dos ouvintes para a última coluna que eu publiquei no jornal Valor Econômico, que é sobre um grande pensador, um grande intelectual que, infelizmente, tem sido pouco citado, que é o Kenneth Boulding.
Quem puder ler vai ver que lá tem muitos dados sobre o conjunto da obra dele e todos os assuntos sobre os quais ele escreveu, publicou, deixou artigos, livros etc., mas o principal objetivo é mostrar que ele foi, talvez, o primeiro grande pensador a antecipar a ideia de Antropoceno, isto é, não usa evidentemente a expressão Antropoceno, ele não está se referindo ao tal do tempo geológico, tabela do tempo geológico que faz parte aí do debate sobre Antropoceno, mas a ideia geral de que no século 20 nós estaremos vivendo algo só comparável aos primórdios das primeiras civilizações, quer dizer, o começo do Antropoceno é muito impressionante na obra dele.

E aí se destaca um livro que eu gostaria muito de recomendar e que a meu ver deveria ser republicado, foi publicado no Brasil  logo depois do lançamento nos Estados Unidos, publicado aqui em 66 e lá tinha sido em 64, e que merece eu acho ser republicado, que é O Significado do Século XX – A Grande Transição.


Sustentáculos
A coluna Sustentáculos, com o professor José Eli da Veiga, vai ao ar quinzenalmente quinta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção na Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.