Parque do Rio Bixiga foi proposto no projeto do Teatro Oficina

Câmara Municipal aprovou a criação do parque, mas a Prefeitura de São Paulo vetou o projeto alegando que no local não havia vegetação significativa

 13/07/2023 - Publicado há 10 meses

O tema da coluna desta semana da professora Raquel Rolnik é o Parque do Rio Bixiga. A professora explica que o Teatro Oficina, um projeto de arquiteta Lina Bo Bardi reconhecido internacionalmente, luta há muito tempo por uma saída lateral para um parque, uma arena pública onde possam ser desenvolvidas atividades teatrais e culturais. Seria para um parque, um espaço público e livre de fruição. A proposta já estava planejada no próprio projeto.
No entanto, esse projeto enfrenta há 40 anos um embate com os proprietários desse terreno do lado, que é do grupo do Silvio Santos. Nos anos 2000, o grupo propôs a construção de um shopping, em outro momento propuseram a construção de três torres multiuso, incluindo residências, com mais de 100 metros de altura. Porém, a resistência não só do teatro, mas também de moradores e de movimentos sociais da própria região do Bixiga impediu, até agora, a construção dessas torres, além de reivindicarem a transformação em um parque.
Nessa luta estava Zé Celso, como grande liderança do grupo do teatro oficina, os artistas e o mundo cultural e político que se inspira no trabalho de dramaturgia do Teatro Oficina, mas também nas teses e nas agendas que sempre foram defendidas por esse grupo, entre elas a ideia do direito a uma cidade onde se possa respirar e onde os rios possam existir e resistir.
De outro lado, está a reação não apenas do próprio proprietário do terreno, que quer enfim explorá-lo e fazê-lo render, mas também da própria administração pública da Prefeitura de São Paulo, porque a Câmara Municipal aprovou um projeto  transformando esse lugar em parque e esse projeto foi vetado pela gestão Bruno Covas – Ricardo Nunes, alegando que ali não havia uma vegetação significativa e que não é competência da Câmara criar parques. Neste momento de discussão e de revisão do Plano Diretor da cidade de São Paulo, novamente se procurou incluir o Parque do Rio Bixiga como um dos parques da cidade. A iniciativa também foi bloqueada pelo Executivo e pela liderança do Executivo na Câmara Municipal.
Mas é muito importante uma reflexão neste momento sobre o Parque do Rio Bixiga, sobre o espaço vital que o Teatro Oficina representa hoje no Bixiga, região central de São Paulo, e sobre o direito dos moradores de viver numa cidade onde se possa respirar.

Cidade para Todos
A coluna Cidade para Todos, com a professora Raquel Rolnik, vai ao ar quinzenalmente quinta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.