Para colunista, balanço dos cem dias do governo Lula é positivo

José Eli da Veiga aponta como um dos motivos para isso a intenção do atual governo de não ser assombrado pelo fantasma da crise econômica

 13/04/2023 - Publicado há 1 ano     Atualizado: 14/04/2023 as 13:26

Logo da Rádio USP
O professor José Eli da Veiga diz que o balanço dos cem dias do atual governo Lula é dos mais favoráveis. “Principalmente por já ter dado mostras de que não permitirá que venha a ocorrer aquilo que é o maior desejo dos que ficaram mais frustrados com os resultados das eleições de 2022: grave crise econômica. Como já deixou bem claro o candidato do PDT às próximas eleições para a Prefeitura paulistana”.
“Um novo e razoável regime fiscal já parece uma conquista e a excelente equipe do Ministério da Fazenda certamente conseguirá aumentar a arrecadação federal, dando fim a absurdas e injustas isenções tributárias. Isto evitará prejuízos às camadas médias da população, assim como ao empresariado responsável.”
“Todavia, houve uma tremenda “mancada”, desde a formalização do tal Relatório Final do Gabinete da Transição. Ele simplesmente ignorou a dita “Agenda vinte-trinta”, apelido da Agenda 2030, adotada pelo Brasil desde 2015, mas atropelada pela crise que levou ao impeachment e pelos dois governos seguintes, especialmente no ruinoso período 2019-2022″. Para o professor José Eli da Veiga, teria sido de suma importância que os 37 ministros já tivessem estudado a Agenda 2030 com suas equipes, de modo a indicarem quais serão os alvos escolhidos para que o País avance em alguns dos 17 Objetivos da Agenda. “A esperança é que o erro comece a ser corrigido, caso a “agenda vinte-trinta” esteja na pauta da primeira reunião do “Conselhão”, no início de maio”.
O professor José Eli também recomenda a leitura de seu artigo, Inquietante mancada, publicado na segunda-feira, 10 de abril, na edição digital do diário Folha de S. Paulo:
https://www.zeeli.pro.br/os-100-dias-do-governo-lula-3-fsp-10abr23/


Sustentáculos
A coluna Sustentáculos, com o professor José Eli da Veiga, vai ao ar quinzenalmente quinta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção na Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.