Ciência USP #18: Prevendo crises financeiras

Onze anos atrás, uma grave crise financeira se espalhou dos Estados Unidos para o mundo. Desde então, os economistas procuram meios de prever quando algo semelhante pode acontecer novamente. E mais: um relato da Semana do Clima em Nova York e um estudo que encontrou um novo candidato ao tratamento da doença de Chagas.

Por
 24/09/2019 - Publicado há 5 anos
Ciência USP - USP
Ciência USP - USP
Ciência USP #18: Prevendo crises financeiras
/

Onze anos atrás, uma grave crise financeira se espalhou dos Estados Unidos para o mundo. Desde então, os economistas procuram meios de prever quando algo semelhante pode acontecer novamente. Um destes economistas é o norte-americano Robert Engle, ganhador do prêmio Nobel de economia em 2003. Recentemente, ele publicou com um colega de Singapura um artigo no qual descreve um modelo para estimar a probabilidade de crise financeira em diversos países. Convidamos o professor Márcio Nakane, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da USP para comentar o estudo.

E também neste episódio…

Uma pesquisa publicada na revista especializada PLOS Tropical Neglected Disease descobriu que uma droga utilizada no tratamento do mal de Alzheimer também pode tratar doença de Chagas. O estudo, ainda na fase experimental, foi feito com camundongos e foi liderado pelo professor Ariel Silber, do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP.

Também trazemos um relato do Ignacio Amigo, da Climate Tracker, sobre a Semana do Clima em Nova York. Ele viajou aos Estados Unidos para acompanhar a Cúpula do Clima da ONU e as outras atividades da semana.

Ficha técnica

Apresentação: Silvana Salles
Produção: Ivanir Ferreira e Silvana Salles
Edição: Tabita Said, Thales Figueiredo e Beatriz Juska


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.