A cidade de São Paulo vive uma grande controvérsia, protagonizada, especialmente, por bairros como Pinheiros e Vila Mariana, que protestam contra a verticalização do bairro e a transformação de sua paisagem em torres residenciais e comerciais.
A polêmica é complexa porque chega na revisão do Plano Diretor, que inclusive foi suspensa por uma ação civil da Defensoria Pública, questionando o processo de debate.
O que se quer é discutir o conteúdo dessa controvérsia, ou seja, são protestos de pessoas que defendem a democratização de espaços, o “nimby” – acrônimo de “not in my back yard” (não no meu quintal) -, que nada mais é do que movimentos de bairro que se posicionam contra mudanças na vizinhança.
Surgido em 1970 nos Estados Unidos , o nimby foi um movimento de moradores contra a ação de uma petroquímica que jogava lixo tóxico num bairro, com efeitos gravíssimos sobre a saúde daquelas pessoas.
Cidade para Todos
A coluna Cidade para Todos, com a professora Raquel Rolnik, vai ao ar quinzenalmente quinta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.