São Paulo pode utilizar conhecimento da USP sobre cidades

Gestores têm se utilizado do conhecimento da academia e tornado a cidade cada vez melhor

 06/12/2017 - Publicado há 6 anos     Atualizado: 23/04/2018 as 13:35

A USP é a segunda universidade que mais produz conhecimento sobre cidades no mundo. A primeira é a Universidade de Columbia, em Nova York. Saldiva destaca que a prefeitura tem uma parceria com a Universidade para estudos sobre a gestão do município. Dessa forma, gestores têm se utilizado do conhecimento da academia e tornado a cidade cada vez melhor.

Para o professor, é necessário haver mais diálogo entre o poder público paulistano e as entidades que estudam a cidade. Ele cita algumas iniciativas dentro da USP que atendem a essa demanda, como o USP Cidades, Centro de Estudos da Metrópole, o Laboratório de Física Atmosférica, além de iniciativas no Instituto de Astronomia e Geofísica (IAG), Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e projetos de Botânica.

O quadro Histórias do Saldiva é apresentado todas as terças-feiras no Jornal da USP por Paulo Saldiva, professor da Faculdade de Medicina (FMUSP) e atual diretor do Instituto de Estudos Avançados da USP (IEA). Nele, o professor conta um pouco da história da Universidade.

O Jornal da USP, uma parceria do Instituto de Estudos Avançados, Faculdade de Medicina e Rádio USP, busca aprofundar temas nacionais e internacionais de maior repercussão e é veiculado de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 9h30, com apresentação de Roxane Ré.

Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular.

Você pode ouvir o quadro completo no player acima.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.