Violeiro explora diversos gêneros musicais em diferentes afinações da viola caipira

O violeiro João Paulo Amaral celebra os 20 anos de carreira com o álbum “Aço da Terra”

 10/06/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 15/06/2021 as 10:13

O programa Revoredo desta semana apresenta o trabalho do violeiro João Paulo Amaral, intitulado Aço da Terra, que celebra os 20 anos de carreira do músico. 

Aço da Terra traz em seu repertório composições do violeiro e conta com a participação de outros músicos e também do pai do violeiro, Valdo, aos 82 anos, com quem celebra o lado afetivo da convivência familiar.

O projeto foi financiado com recursos do ProAC Edital (SP), reunindo composições autorais e arranjos de canções conhecidas, que exploram gêneros como arrasta-pé, polca, chamamé, pagode caipira, moda de viola, cateretê, toada, samba e jazz em diferentes afinações da viola. 

A preparação e a gravação do álbum foram registradas e divulgadas no Diário Aço da Terra, composto de 40 capítulos de minivídeos e texto, publicados nas redes sociais do músico.

No programa tem as músicas: De Abaeté a Campo Grande; Tempero goiano; Suíte Tião Carreiro; Grito Tupi; Linha motriz; Refugiados da luz; A mulher e o mar; Vamo virá um chapéu véio?; e Sete Luas.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.