Novos modelos de jornalismo podem surgir com epidemia da covid-19

Para Carlos Eduardo Lins da Silva, os esforços dos jornalistas não correspondem com as dificuldades financeiras que os veículos enfrentam nesse contexto

 16/03/2020 - Publicado há 4 anos     Atualizado: 25/03/2020 as 9:36

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Na coluna Horizontes do Jornalismo desta semana, Carlos Eduardo Lins da Silva comenta sobre como os efeitos danosos da covid-19 na economia mundial podem afetar o jornalismo. Para ele, essa situação afeta a indústria do jornalismo, assim como afeta praticamente todos os setores da economia. “No caso especificamente do jornalismo”, cometa o jornalista, “o cancelamento de eventos é um dos problemas mais sérios para empresas que fazem dessa atividade uma fonte de renda importante”.

Alguns setores da economia, como de transportes e de companhias aéreas, são anunciantes importantes nos veículos jornalísticos, que passam a apresentar uma “queda no faturamento publicitário, como o The New York Times, que prevê uma queda de 10% dessa fonte de renda neste trimestre”, aponta Lins da Silva. A entrega doméstica do jornal impresso também fica afetada pelos desdobramentos que estão ocorrendo em função do coronavírus, “sem contar uma recessão econômica que virá para a maioria dos países, o que também prejudicará ainda mais a situação do jornalismo no mundo”, completa o professor.   

No entanto, os problemas oferecem a oportunidade de se fazer “coisas novas, diferentes e úteis”, como indica Lins da Silva. Ele sugere que os veículos jornalísticos se unam em uma espécie de “supereditoria de cobertura do coronavírus, que se coloquem desafios conjuntos e depois publiquem os resultados das apurações, cada um a seu modo, da maneira como preferirem”, completa o jornalista. 


Horizontes do Jornalismo
A coluna Horizontes do Jornalismo, com o professor Carlos Eduardo Lins da Silva, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção  da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

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