Colunista comenta efeitos devastadores da covid-19

De acordo com Schwartz, o coronavírus causa efeitos econômicos e financeiros negativos, superiores à crise de 2008

Quem imaginaria que o coronavírus causaria quedas espetaculares das bolsas de valores e interrupções de negociações em várias praças financeiras mundiais, expondo a gravidade de um processo que não é apenas especulativo? A doença impede a circulação de mercadorias e de pessoas com obstáculos inimagináveis em um mundo digital. O professor Gilson Schwartz lembra que “essa ilusória esfera digital, aparentemente sem conflitos, riscos e problemas de logística, está sendo colocada à prova com um fenômeno mundial de contaminação que é a covid-19”.

A tecnologia digital já apresenta um controle excessivo. Na China, os aparelhos celulares estão sendo utilizados para identificar se as pessoas passaram por situações ou locais de risco.


Iconomia 
A coluna Iconomia, com o professor Gilson Schwartz, vai ao ar toda segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7 FM; Ribeirão Preto 107,9 FM) e também no Youtube, com produção  do Jornal da USP e TV USP.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.