Mídia transnacional limita opções para políticas públicas

Inteligência artificial e aprendizagem de máquina ameaçam expansão dos mercados consumidores em escala global

 17/07/2023 - Publicado há 10 meses     Atualizado: 21/07/2023 as 11:29
col

Para Lee Artz, pesquisador na área de economia política da comunicação, a indústria global de mídia entrou em nova etapa, semelhante à que define o capitalismo em outros setores.
Depois das empresas internacionais e das multinacionais, as transnacionais podem estar nos EUA, na China ou na União Europeia, mas o modelo é concentrador e voltado ao aumento da produtividade, sem que a expansão dos mercados consumidores seja suficiente para manter a lucratividade das corporações.
É a contradição central do capitalismo transnacional que define os rumos da economia política da comunicação.

Iconomia 
A coluna Iconomia, com o professor Gilson Schwartz, vai ao ar quinzenalmente, segunda-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.