
Blog
Primeira fase da Fuvest: veja tudo o que precisa lembrar para a prova deste domingo
Fabio Rodrigues fala sobre as principais novidades do exame para este ano, itens necessários e proibidos, locais de prova e outros assuntos fundamentais para quem vai prestar o vestibular
Da Redação
Arte: Carolina Borin*
O vestibular oferta 8.147 vagas, além de mais 1.500 via Enem-USP e mais 1.500 via provão paulista para os alunos das escolas públicas do Estado de São Paulo – Arte sobre foto/Cecília Bastos/USP Imagens
“Não importa em qual escola ou em qual cidade a pessoa está fazendo a prova, as condições têm que ser iguais. Esse é um grande desafio, mas é um desafio que fazemos com gosto, porque sabemos a importância que tem o vestibular e o ingresso na USP”, afirma o professor. A lista dos aprovados para a segunda fase da prova será divulgada no dia 1° de dezembro e as provas serão nos dias 17 e 18 do mesmo mês. Os exames de competência ocorrerão nos dias 11 de dezembro e 11 de janeiro.
Processo seletivo

Provão Paulista será aplicado nos dias 28 e 29 de novembro
Todos os alunos de escolas públicas do Estado de São Paulo estão inscritos no Provão, voltado para o ingresso nas universidades públicas de São Paulo
O vestibular oferta 8.147 vagas, além de mais 1.500 via Enem-USP (agora não possui vagas pelo Enem-Sisu) e mais 1.500 via provão paulista para os alunos das escolas públicas do Estado de São Paulo, totalizando 11.147 vagas para os estudantes.
Essas vagas são divididas em três categorias: ampla concorrência, para candidatos que não se enquadram em nenhum pré-requisito para cotas; EP, vagas destinadas a estudantes que tenham cursado a totalidade do ensino médio em escolas públicas — independentemente da renda; e PPI, para indivíduos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que também se encaixam em EP.
O exame
O supervisor ressalta a necessidade de verificar o local de prova com antecedência: “É relativamente comum que um candidato, caso os amigos estejam fazendo o exame em determinada escola, esqueça de olhar e ache que é na mesma e às vezes não é, depende da região em que se inscreveu”. Ele ainda complementa que, para a segunda fase, o local pode ser alterado, por isso é importante a repetição do mesmo procedimento.
O exame terá duração de cinco horas, sem tempo extra, logo, o estudante deve se planejar para fazer a prova e passar as respostas para o gabarito e para o rascunho nesse intervalo — não pode sair do local com a folha de prova e de resposta, apenas com o rascunho. A partir das 16h estará liberada a saída e, caso termine antes, o candidato deve esperar, respeitando todas as instruções.

Fabio Rodrigues - Foto: Arquivo Pessoal
Itens necessários
É imprescindível a apresentação de um documento com foto e, neste ano, além do RG físico, a Fuvest também aceitará o digital. O candidato poderá entrar no local de prova com o celular ligado para apresentar o documento ao fiscal, após isso ele deverá ser desligado, colocado em uma sacola lacrada e só pode ser ligado fora da escola.
Outra novidade é que, a partir deste ano, podem ser utilizadas canetas esferográficas de tinta azul ou preta nas duas fases do exame. É liberado o uso de lápis, borracha e régua transparente para fazer o rascunho. Rodrigues recomenda que os candidatos levem alimentos leves e água, para a ingestão durante a realização da prova, que podem ser consumidos dentro da sala de aula — novidade do período pós-pandêmico.
O uso de máscara não é obrigatório, mas caso o candidato utilize, deve ser retirada no momento do reconhecimento facial — procedimento de segurança para garantir que é a mesma pessoa, a partir da comparação das fotos da inscrição, das fases do vestibular e da matrícula.
Itens proibidos
O professor destaca algumas restrições: “Não pode usar relógio próprio, a marcação de tempo é feita com o relógio que disponibilizamos, e não pode entrar com o celular ligado, cuidado para não esquecer e tocar no meio da prova. Também é proibido qualquer tipo de comunicação, o uso de equipamentos eletrônicos e de material impresso, escrito ou digital”. Ele destaca que equipamentos de saúde podem ser usados, mediante um pedido para a Fuvest e aprovação pela equipe médica.
A prova deve ser realizada no local designado, escolhido no momento da inscrição, pois as provas possuem o nome do candidato e já estarão na escola determinada. O supervisor pede para que sejam respeitadas as instruções dos fiscais e dos coordenadores — que estarão em contato com a organização, caso ocorra alguma excepcionalidade — e que se chegue no horário, porque não será liberada a entrada após o fechamento do portão.
Dica final
O supervisor aconselha que os candidatos estejam descansados, hidratados e bem alimentados até o dia da prova. Ele também orienta que evitem estudar muito e apenas revisem o necessário.
“Sabemos que o momento é difícil, a Fuvest sabe a importância disso, toda a nossa equipe está lá para ajudar, nossa instrução é deixar todo mundo tranquilo para fazer a prova. A gente analisa depois eventuais casos que precisem, mas, acima de tudo, tranquilidade para que todo mundo possa mostrar o melhor de si”, finaliza.
*Estagiária sob supervisão de Moisés Dorado
Jornal da USP no Ar
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular.

A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.