Primeira fase da Fuvest: veja tudo o que precisa lembrar para a prova deste domingo

Fabio Rodrigues fala sobre as principais novidades do exame para este ano, itens necessários e proibidos, locais de prova e outros assuntos fundamentais para quem vai prestar o vestibular

17/11/2023 - Publicado há 6 meses

Arte: Carolina Borin*

O vestibular oferta 8.147 vagas, além de mais 1.500 via Enem-USP e mais 1.500 via provão paulista para os alunos das escolas públicas do Estado de São Paulo – Arte sobre foto/Cecília Bastos/USP Imagens

Logo da Rádio USP
O professor Fabio Rodrigues, supervisor acadêmico da Fuvest, comenta a respeito das últimas informações para a primeira fase do vestibular, que acontece neste domingo (19). O processo seletivo conta com mais de 110 mil inscritos, divididos em candidatos e treineiros — estudantes que não concluíram o ensino médio.

“Não importa em qual escola ou em qual cidade a pessoa está fazendo a prova, as condições têm que ser iguais. Esse é um grande desafio, mas é um desafio que fazemos com gosto, porque sabemos a importância que tem o vestibular e o ingresso na USP”, afirma o professor. A lista dos aprovados para a segunda fase da prova será divulgada no dia 1° de dezembro e as provas serão nos dias 17 e 18 do mesmo mês. Os exames de competência ocorrerão nos dias 11 de dezembro e 11 de janeiro.

+ Mais

Provão Paulista será aplicado nos dias 28 e 29 de novembro

O vestibular oferta 8.147 vagas, além de mais 1.500 via Enem-USP (agora não possui vagas pelo Enem-Sisu) e mais 1.500 via provão paulista para os alunos das escolas públicas do Estado de São Paulo, totalizando 11.147 vagas para os estudantes.

Essas vagas são divididas em três categorias: ampla concorrência, para candidatos que não se enquadram em nenhum pré-requisito para cotas; EP, vagas destinadas a estudantes que tenham cursado a totalidade do ensino médio em escolas públicas — independentemente da renda; e PPI, para indivíduos autodeclarados pretos, pardos e indígenas que também se encaixam em EP.

O exame

O portão de entrada será aberto ao meio-dia e fechado às 13h, portanto, é recomendado que o candidato chegue com antecedência e, preferencialmente, visite antes a escola para conhecer o trajeto — na área do candidato estão todos os dados sobre o endereço e, no sábado, os banners com os nomes dos estudantes já estarão nas portas do local. Vale lembrar que no domingo existem mudanças em linhas de ônibus, ruas interditadas por ciclovias e também podem ocorrer intempéries climáticas.

O supervisor ressalta a necessidade de verificar o local de prova com antecedência: “É relativamente comum que um candidato, caso os amigos estejam fazendo o exame em determinada escola, esqueça de olhar e ache que é na mesma e às vezes não é, depende da região em que se inscreveu”. Ele ainda complementa que, para a segunda fase, o local pode ser alterado, por isso é importante a repetição do mesmo procedimento.

O exame terá duração de cinco horas, sem tempo extra, logo, o estudante deve se planejar para fazer a prova e passar as respostas para o gabarito e para o rascunho nesse intervalo — não pode sair do local com a folha de prova e de resposta, apenas com o rascunho. A partir das 16h estará liberada a saída e, caso termine antes, o candidato deve esperar, respeitando todas as instruções.

Fabio Rodrigues - Foto: Arquivo Pessoal

Itens necessários

É imprescindível a apresentação de um documento com foto e, neste ano, além do RG físico, a Fuvest também aceitará o digital. O candidato poderá entrar no local de prova com o celular ligado para apresentar o documento ao fiscal, após isso ele deverá ser desligado, colocado em uma sacola lacrada e só pode ser ligado fora da escola.

Outra novidade é que, a partir deste ano, podem ser utilizadas canetas esferográficas de tinta azul ou preta nas duas fases do exame. É liberado o uso de lápis, borracha e régua transparente para fazer o rascunho. Rodrigues recomenda que os candidatos levem alimentos leves e água, para a ingestão durante a realização da prova, que podem ser consumidos dentro da sala de aula — novidade do período pós-pandêmico.

O uso de máscara não é obrigatório, mas caso o candidato utilize, deve ser retirada no momento do reconhecimento facial — procedimento de segurança para garantir que é a mesma pessoa, a partir da comparação das fotos da inscrição, das fases do vestibular e da matrícula.

Itens proibidos

O professor destaca algumas restrições: “Não pode usar relógio próprio, a marcação de tempo é feita com o relógio que disponibilizamos, e não pode entrar com o celular ligado, cuidado para não esquecer e tocar no meio da prova. Também é proibido qualquer tipo de comunicação, o uso de equipamentos eletrônicos e de material impresso, escrito ou digital”. Ele destaca que equipamentos de saúde podem ser usados, mediante um pedido para a Fuvest e aprovação pela equipe médica.

A prova deve ser realizada no local designado, escolhido no momento da inscrição, pois as provas possuem o nome do candidato e já estarão na escola determinada. O supervisor pede para que sejam respeitadas as instruções dos fiscais e dos coordenadores — que estarão em contato com a organização, caso ocorra alguma excepcionalidade — e que se chegue no horário, porque não será liberada a entrada após o fechamento do portão.

Dica final

O supervisor aconselha que os candidatos estejam descansados, hidratados e bem alimentados até o dia da prova. Ele também orienta que evitem estudar muito e apenas revisem o necessário.

“Sabemos que o momento é difícil, a Fuvest sabe a importância disso, toda a nossa equipe está lá para ajudar, nossa instrução é deixar todo mundo tranquilo para fazer a prova. A gente analisa depois eventuais casos que precisem, mas, acima de tudo, tranquilidade para que todo mundo possa mostrar o melhor de si”, finaliza.

*Estagiária sob supervisão de Moisés Dorado

Jornal da USP no Ar