Um hematoma subdural crônico é uma acumulação de sangue entre as camadas de tecido que revestem o cérebro, conhecidas como meninges. O termo “crônico” indica que o sangramento ocorreu há algum tempo, geralmente mais de algumas semanas. Essa condição pode ocorrer devido a lesões na cabeça, como quedas ou traumas, ou em casos de hemorragias espontâneas devido a condições médicas subjacentes, como a ruptura de pequenos vasos sanguíneos.
Os hematomas subdurais crônicos são mais comum em idoso e podem causar uma variedade de sintomas, incluindo dores de cabeça, confusão, sonolência, problemas de memória, dificuldade de concentração, convulsões e, em casos graves, coma ou morte. O tratamento geralmente envolve a drenagem cirúrgica do sangue acumulado e o controle de quaisquer outras condições médicas subjacentes que possam ter contribuído para o hematoma.
O tratamento de um hematoma subdural recebeu um grande impulso com três novos ensaios clínicos randomizados. Esses estudos foram apresentados na Conferência Americana de AVC (ISC) 2024, em fevereiro de 2024, realizada em Phoenix, Arizona, todos mostrando grandes e significativos benefícios de um novo processo de embolização da artéria meníngea média realizado como um procedimento endovascular, reduzindo a necessidade de cirurgia.
Os ensaios Embolise e Magic-MT, usaram o produto de embolização Onyx fabricado pela Medtronic, e o ensaio Stem, usou o produto de embolização Squid fabricado pela Balt. Comparado apenas com a terapia médica, o processo de embolização mostrou-se capaz de reduzir a taxa de progressão ou recorrência do hematoma e/ou a necessidade de cirurgia em pacientes com hematomas subdurais menores e de reduzir a necessidade de cirurgia repetida naqueles com hematomas maiores que haviam passado por tratamento cirúrgico inicial.
O minuto do Cérebro
A coluna O minuto do Cérebro, com o professor Octávio Pontes Neto, vai ao ar quinzenalmente, terça-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP, Jornal da USP e TV USP.
.