Dedicação e devoção à música marcaram trajetória de Zuza Homem de Mello

O musicólogo, pesquisador, jornalista e escritor é homenageado por Guilherme Wisnik nesta edição de sua coluna

 08/10/2020 - Publicado há 4 anos

Logo da Rádio USP

A coluna Espaço em Obra do professor Guilherme Wisnik desta semana é dedicada ao musicólogo e pesquisador da música popular brasileira, Zuza Homem de Mello, falecido no último dia 4. Escritor e jornalista, além de contrabaixista, Zuza teve uma participação destacada tanto na crítica quanto na história da MPB. Wisnik destaca que ele estudou fora do País e trouxe o que aprendeu para o Brasil, “e esse aporte cosmopolita do Zuza foi muito importante em contraposição às visões mais nacionalistas ou anti-imperialistas, mais puristas da MPB, como José Ramos Tinhorão”.

Wisnik chama a atenção também para o fato de Zuza sempre estar ligado ao projeto de entender as conexões da bossa nova com o jazz e de abrir as fronteiras da música brasileira. Dedicado e devotado ao seu objeto de estudo, Zuza é autor de livros fundamentais para a bibliografia da música brasileira, como, por exemplo, A Canção no Tempo. Pouco antes de morrer trabalhava na biografia de João Gilberto. Na conclusão de sua coluna, Wisnik conta um pouco de sua convivência com Zuza Homem de Mello, relembrando, entre outros aspectos, de suas sonoras e espontâneas gargalhadas.


Espaço em Obra
A coluna Espaço em Obra, com o professor Guilherme Wisnik, vai ao ar  quinzenalmente quinta-feira às 8h, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.