No Diversidade em Ciência, Ricardo Alexino Ferreira entrevista Oswaldo de Camargo (foto), jornalista e escritor, que fala sobre literatura negra e o ser negro no Brasil. Ele também fala de sua trajetória como um dos mais renomados escritores negros da contemporaneidade.
Em outubro de 2015, recebeu o título de Cidadão Paulistano, outorgado pela Câmara Municipal de São Paulo. Também foi laureado, em 1988, com a Medalha Cruz e Sousa, outorgada pela Secretaria de Cultura de Santa Catarina pelos estudos e publicações feitos sobre o poeta simbolista Cruz e Sousa. Ele também é coordenador de literatura e conselheiro do Museu Afro-Brasil.
As principais obras de Oswaldo de Camargo são Raiz de um Negro Brasileiro: esboço autobiográfico; Luz e Breu: antologia poética (1958-2017)”; Um homem tenta ser anjo; Antologia dos poetas da Cacimba; O carro do êxito; A descoberta do frio; O estranho; O negro escrito, dentre outros livros.
Diversidade em Ciência
O Diversidade em Ciência é um programa de divulgação científica voltado para as ciências das diversidades e direitos humanos, e vai ao ar toda segunda-feira, às 13 horas, com reapresentações às terças-feiras, às duas horas da manhã, e aos sábados, às 14 horas, com direção e apresentação do jornalista e professor da ECA-USP e membro da Comissão de Direitos Humanos da USP, Ricardo Alexino Ferreira, e operação de áudio de João Carlos Megale.
O Diversidade em Ciência é gravado nos estúdios do Departamento de Comunicações e Artes/Educomunicação, da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).
A Rádio USP-FM pode ser sintonizada em 93,7 MHz/SP ou pelo link https://jornal.usp.br/radio/
.