Dados do Inpe mostram que desmatamento no Cerrado cresceu 16,5% nos últimos 12 meses

Paulo Artaxo comenta que é urgente que o governo implemente medidas mais rigorosas para conter o desmatamento, que diminuiu na Amazônia, mas cresceu em outras regiões

 07/08/2023 - Publicado há 9 meses

Texto: Redação

Arte: Simone Goes

A redução do desmatamento amazônico apresenta relação direta com aumento da fiscalização – Foto: Bruno Kelly/Amazônia Real – Flickr

Logo da Rádio USP

Em um ano, o desmatamento da Amazônia contou com uma queda de 7,4%, enquanto um crescimento de 16,5% foi observado no Cerrado, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Os dados avaliam que o território amazônico apresentou o menor valor em quatro anos, contudo, nesse intervalo, o Cerrado teve 6.359 km² de área desmatada, número que representa quase o tamanho de Macapá. Na Amazônia, o acumulado de alertas no mesmo período foi de 7.952 km², extensão equivalente à área de Campo Grande.

Paulo Artaxo, professor do Instituto de Física (IF) da USP e membro da equipe do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) da ONU, explica que os dados não surpreendem, uma vez que o novo governo está estruturando políticas públicas que instituem e estão propensas a diminuir o desmatamento da região amazônica. No caso do Cerrado, políticas diferentes são necessárias, uma vez que há uma maior permissão de desmatamento para esse bioma. 

“Eu acho que está no momento da população brasileira cuidar também do Cerrado, além da Amazônia, porque ele é dono das maiores bacias hidrográficas do nosso país e, com isso, tem uma importância fundamental na disponibilidade de água para o Brasil. Então nós temos que cuidar bem dos nossos recursos naturais”, explica o especialista.

Paulo Artaxo - Foto: Arquivo pessoal
Paulo Artaxo - Foto: Arquivo pessoal

É possível observar também que a redução do desmatamento amazônico apresenta relação direta com aumento da fiscalização, contudo, outras medidas terão que ser tomadas para o Cerrado, sendo essencial que, antes de tudo, seja implementado o Cadastro Ambiental Rural de todas as propriedades — tanto do Cerrado quanto da Amazônia. “Esse é um instrumento fundamental para que os órgãos de combate ao crime organizado tenham o CNPJ ou o CPF de cada pedaço do território brasileiro”, comenta Artaxo. 

Em conjunto a esse ponto, há a importante questão de que o crime organizado está tomando conta da região amazônica, assim cerca de 99% do desmatamento nesses locais é realizado por atividade ilegais. Segundo Artaxo, nenhuma nação que pretende ser democrática pode permitir que o crime seja mais forte do que as leis que regem o país, assim, a proteção desses territórios revela-se importante para a democracia brasileira. 

É importante avaliar que o governo nacional está atento a essas questões, mas um reforço policial e do Poder Judiciário é necessário para combater crimes nesta região. “No Cerrado brasileiro a situação é um pouco diferente, mas o agronegócio continua se expandindo sobre regiões próximas a reservas indígenas e isso também tem que ser coibido.” Assim, buscar soluções para essa questão exige uma coordenação entre o governo federal, os governos estaduais e os municípios — uma vez que os desmatamentos são combatidos com maior eficiência no nível municipal. 

Desafios 

A falta de reconhecimento de territórios ocupados por povos tradicionais apresenta-se como outro desafio encontrado dentro desse debate. Artaxo discute que, atualmente, o Brasil apresenta leis para combater esse problema, sendo que o verdadeiro desafio encontrado com relação a elas é a sua implementação. “No caso do Cerrado, o Código Florestal permite uma taxa de desmatamento, ou seja, o desmatamento legal permitido é muito alto. Isso tem que ser revisado para baixo, se nós quisermos manter a integridade do ecossistema que já está sendo fortemente afetado pelo agronegócio que já invadiu terras que não deveriam ser invadidas”, explica. 

Assim, é necessário adequar a legislação para aumentar a quantidade de áreas protegidas e aumentar a capacidade da sociedade de proteger os serviços ecossistêmicos do Cerrado. O professor defende, portanto, que devemos ter um pacto de desmatamento zero não só na Amazônia, mas também no Cerrado, já que ele é um ecossistema que se encontra no limite de sua sustentabilidade. “É urgente que o governo implemente medidas mais rigorosas para conter o desmatamento. O importante é que hoje nós temos ferramentas de sensoriamento remoto que permitem o controle das ocorrências de desmatamento de uma maneira extraordinária”, finaliza Artaxo. 


Jornal da USP no Ar 
Jornal da USP no Ar é uma parceria da Rádio USP com a Escola Politécnica e o Instituto de Estudos Avançados. No ar, pela Rede USP de Rádio, de segunda a sexta-feira: 1ª edição das 7h30 às 9h, com apresentação de Roxane Ré, e demais edições às 14h, 15h e às 16h45. Em Ribeirão Preto, a edição regional vai ao ar das 12 às 12h30, com apresentação de Mel Vieira e Ferraz Junior. Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 93.7, em Ribeirão Preto FM 107.9, pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo do Jornal da USP no celular. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.