A expectativa para a Conferência do Clima – COP28

O sistema de transporte e circulação por automóveis e caminhões emite muito mais gases do que é gerado pelo desmatamento, mas ninguém fala isso, diz Raquel Rolnik

 30/11/2023 - Publicado há 5 meses     Atualizado: 01/12/2023 as 14:54
Por

 

Logo da Rádio USP
O que esperar da Conferência do Clima, a COP28? “Pensando aqui, do ponto de vista propriamente urbano, a nossa expectativa é muito baixa, porque um dos maiores responsáveis pela emissão de gases de efeito estufa,  no nosso caso, é o sistema de transporte e circulação e particularmente o sistema de transporte e circulação por automóveis e caminhões; caminhões em primeiro lugar,  automóveis em segundo, isso é muito maior do que o que é gerado pelo desmatamento, mas ninguém fala isso. E, para continuar essa questão e as dificuldades que nós vamos enfrentar nessa conferência, tanto o sistema de transportes, que é baseado na queima de óleo diesel derivado do petróleo, como a própria infraestrutura para receber esse tipo de transporte, que é o asfalto,  é completamente dependente do petróleo, que é absolutamente responsável por essas emissões.
Então, nós estamos falando de um complexo de circulação e transportes constituído por asfalto, máquinas de circulação, carros, motos e caminhões que queimam combustível fóssil, que juntos constituem um dos piores flagelos das emissões de gases de efeito estufa  e que não, absolutamente não estamos falando muito sobre isso, falamos muito sobre desmatamento, mas falamos pouco sobre isso.
Bom, para começo de conversa, a conferência vai ser nos Emirados Árabes Unidos, o anfitrião da conferência é o CEO da Companhia Nacional de petróleo de Abu Dhabi , que é um lugar que vive basicamente do petróleo […] o diretor para América Latina da 350.org, que é o Ilan  Zugman, falou: ‘É mais ou menos como se a gente tivesse a conferência mais importante da saúde pulmonar do mundo presidida pelo CEO de uma indústria de cigarro’. É mais ou menos isso que vai acontecer, portanto, zero expectativas de que esse tema vai ser enfrentado, presença muito forte de lobistas da indústria petrolífera, sem dúvida nenhuma, dentro dessa conferência. E a discussão, para variar, vai ser aquela discussão no âmbito diplomático de quanto que os países ricos vão poder pagar para os países menos ricos poderem enfrentar a questão do clima, mas não entrando na discussão do fundo do modelo de circulação,  do modelo de cidade, do modelo de ocupação do território, e esse é um enorme problema.”

Cidade para Todos
A coluna Cidade para Todos, com a professora Raquel Rolnik, vai ao ar quinzenalmente quinta-feira às 8h30, na Rádio USP (São Paulo 93,7; Ribeirão Preto 107,9) e também no Youtube, com produção da Rádio USP,  Jornal da USP e TV USP.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.