Apresentando um recorte musical revelador, programa traz grandes composições da música popular brasileira. Canções fortes que denunciaram as repressões, censuras e dores vividas pelas minorias durante a ditadura militar. Mulheres pobres, camponeses, moradores da periferia, público LGBT e povos indígenas, representam os grupos minoritários vítimas de uma série de atrocidades cometidas ao longo de todo o período em questão.
Algumas das mais importantes vozes da periferia durante a ditadura, por exemplo, foram as escolas de samba. As letras dos sambas-enredo contavam a luta pela liberdade. Fatos históricos como a Inconfidência Mineira, abolição da escravatura e a proclamação da República viraram temas contra o regime militar. O samba-enredo Onde o Brasil Aprendeu a Liberdade, de Martinho da Vila, mostra bem essa intenção.
Nara Leão, Chico Buarque, Edu Lobo, Sérgio Ricardo, Capinan e João do Vale são algumas das importantes vozes trazidas à baila no episódio. Contextualizado com diversos registros históricos que vieram à tona por meio da Comissão da Verdade, o programa nos conduz a uma escuta musical cortante e fundamental para a compreensão do que foi a trágica época do regime militar e seu impacto sobre a cultura, a política e a sociedade.
Créditos do programa
Pesquisa e roteiro: Gustavo Xavier, Patrick Moreira Lima e Vitor Ramirez
Locução: Cido Tavares, Patrick Moreira Lima e Gustavo Xavier
Vozes interpretadas: Vitor Ramirez e Simone Lemos