O grupo de moradores do Butantã, intitulado Coletivo Gente Jóia está realizando há 7 anos no Parque da Jóia (próximo ao CEU Butantã), um processo de regeneração ambiental. O podcast De Papo Pro Ar traz uma entrevista com Vinicius Pereira, doutorando da Faculdade de Medicina da USP, morador e articulador do movimento, especialista em educação para sustentabilidade e permacultura.
O local, que nos anos 80 foi uma favela e hoje divide seu espaço entre uma praça e área manancial e mata fechada, está, sendo transformado em um pólo de regeneração ambiental urbana, com ações feitas pela comunidade, como o reflorestamento com espécies nativas da Mata Atlântica (13.000m²); a recuperação das nascentes, implantação de jardins de chuva (técnica que irriga o lençol freático e mitiga enchentes), compostagem comunitária de resíduos sólidos (média de 60 Kg/mês), entre outras.
O coletivo Gente Jóia também soma esforços pelo reconhecimento como Parque Municipal Urbano (PL 436/2022) e já conseguiu a inclusão no Planpavel – Plano Municipal de Áreas Protegidas, Áreas Verdes e Espaços Livres (2022) e como ZEPAM – Zona Especial de Proteção Ambiental) no novo plano diretor de São Paulo, em 2023.
Ouça o podcast no link acima.
Este podcast reproduz o programa De Papo Pro Ar, da Rádio USP (93,7 MHz), transmitido no dia 22 de novembro de 2024. De Papo Pro Ar é transmitido sempre às sextas-feiras, depois das 18 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quartas-feiras ele é publicado em formato de podcast no Jornal da USP. O programa é produzido e apresentado pelo radialista Cido Tavares.
As edições anteriores de De Papo Pro Ar estão disponíveis neste link.