Saúde sem Complicações #24: Entenda mais sobre o sistema imunológico e como fortalecê-lo

Em tempos de pandemia provocada pelo novo coronavírus, entender como funciona a imunidade é importante para tomar atitudes contra exposições

 04/08/2020 - Publicado há 4 anos
Saúde sem complicações - USP
Saúde sem complicações - USP
Saúde sem Complicações #24: Entenda mais sobre o sistema imunológico e como fortalecê-lo
/

O podcast Saúde Sem Complicações desta semana recebe o médico assistente da Reumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCRP-FMRP) da USP, Renê Donizeti Ribeiro de Oliveira, para falar sobre a importância do sistema imunológico para o organismo.  

O assunto tornou-se oportuno com a pandemia do novo coronavírus e as pessoas buscando mais informações sobre o funcionamento do sistema imunológico, que, segundo o médico, é formado por proteínas e diversas células de diferentes tipos e funções. A imunidade funciona como uma espécie de vigia do corpo humano, responsável por garantir a defesa do organismo e por manter o corpo funcionando livre de doenças.

A imunidade inata, também conhecida como natural, está presente no organismo desde o nascimento e não precisa ser aprendida através da exposição de um invasor. Já a imunidade adquirida, ao contrário, precisa sim ser aprendida. É o que acontece com as vacinas, quando o organismo entra em contato, de maneira segura, com o invasor, para conseguir imunidade. 

O médico conta, ainda, que a infecção por um vírus novo sempre traz perguntas e desafios sobre o funcionamento da imunidade de cada indivíduo. Mas algumas medidas, como dormir bem, ter uma alimentação correta, praticar exercícios físicos e controlar as doenças já existentes, como hipertensão e diabete, fortalecem o sistema imunológico. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.