Saúde sem Complicações #24: Entenda mais sobre o sistema imunológico e como fortalecê-lo

Em tempos de pandemia provocada pelo novo coronavírus, entender como funciona a imunidade é importante para tomar atitudes contra exposições

Por - Editorias: - URL Curta: jornal.usp.br/?p=335171

Saúde sem Complicações #24: Entenda mais sobre o sistema imunológico e como fortalecê-lo
Saúde sem Complicações

 
 
00:00 / 30:20
 
1X
 

O podcast Saúde Sem Complicações desta semana recebe o médico assistente da Reumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCRP-FMRP) da USP, Renê Donizeti Ribeiro de Oliveira, para falar sobre a importância do sistema imunológico para o organismo.  

O assunto tornou-se oportuno com a pandemia do novo coronavírus e as pessoas buscando mais informações sobre o funcionamento do sistema imunológico, que, segundo o médico, é formado por proteínas e diversas células de diferentes tipos e funções. A imunidade funciona como uma espécie de vigia do corpo humano, responsável por garantir a defesa do organismo e por manter o corpo funcionando livre de doenças.

A imunidade inata, também conhecida como natural, está presente no organismo desde o nascimento e não precisa ser aprendida através da exposição de um invasor. Já a imunidade adquirida, ao contrário, precisa sim ser aprendida. É o que acontece com as vacinas, quando o organismo entra em contato, de maneira segura, com o invasor, para conseguir imunidade. 

O médico conta, ainda, que a infecção por um vírus novo sempre traz perguntas e desafios sobre o funcionamento da imunidade de cada indivíduo. Mas algumas medidas, como dormir bem, ter uma alimentação correta, praticar exercícios físicos e controlar as doenças já existentes, como hipertensão e diabete, fortalecem o sistema imunológico. 


Saúde sem complicações

Apresentação: Mel Vieira
Produção: Mel Vieira e Flávia Coltri
Edição: Rita Stella
Edição Sonora: Mariovaldo Avelino e Luiz Fontana
Coordenação: Rosemeire Talamone
Edição Geral: Cinderela Caldeira
E-mail: ouvinte@usp.br
Horário: terça-feira, às 13h.
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS
 

.

.

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.