Revoredo #101: Orquestras de viola produzem sucessos na moda caipira

A Orquestra Filarmônica de Viola e a Orquestra Paulista de Viola Caipira são destaques com seus inúmeros talentos

 24/08/2023 - Publicado há 11 meses
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #101: Orquestras de viola produzem sucessos na moda caipira
/

O Revoredo desta semana traz o trabalho da Orquestra Filarmônica de Viola e da Orquestra Paulista de Viola Caipira. A Orquestra Paulistana de Viola Caipira (OPVC) foi fundada em 1997, com inúmeras formações que vão de sexteto até mais de 50 integrantes. É um grupo musical que executa um único instrumento, a viola caipira de dez cordas, porém em formação orquestral. A OPVC explora um repertório eclético, saindo da tradicional música caipira de raiz, berço do instrumento, às incursões inusitadas e originais na música erudita, MPB, new age e world music, sejam estas cantadas ou instrumentais, possibilitando assim um amplo espectro de musicalidade. 

A Orquestra Filarmônica de Viola foi fundada no ano de 2001 pelo violeiro e pesquisador Ivan Villela. O grupo possui o formato de arranjos orquestrais para violas, o que se tornou um diferencial. Em síntese, o objetivo dos integrantes é utilizar a combinação minuciosa de diferentes linhas musicais que assumem funções melódicas, harmônicas e rítmicas. O segundo fator diferencial é o desenvolvimento musical dos integrantes, processo gradual de amadurecimento técnico e individual dos violeiros e das violeiras motivado pelo crescente nível dos arranjos propostos.

Neste podcast foram reproduzidas as músicas: Viola Xique-Xique, Aria Bachianas Brasileiras Número 5, Fé Cega, Faca Amolada, Tocando em Frente, Alvorada, Ave Maria, Jesus Alegria dos Homens, Área da Quarta Corda, Chovendo na Roseira, Saudades de Matão, Tango para Évora, Índia, Canção do Mar.

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.