Revoredo #59: Violeiros mostram o importante papel da viola caipira

Chico Lobo e Neto Stefáni são considerados os violeiros mais ativos no processo de popularização da viola caipira

 03/11/2022 - Publicado há 2 anos
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #59: Violeiros mostram o importante papel da viola caipira
/

Revoredo desta semana apresenta os violeiros Chico Lobo e Neto Stefáni. Considerados os violeiros mais ativos no processo de popularização da tradição musical no cenário brasileiro, ambos mostram o importante papel da viola caipira.

Cantor e compositor, Chico Lobo, natural de São João del-Rei, Minas Gerais, é um violeiro engajado na preservação da cultura caipira. O mineiro toca viola caipira desde os 14 anos e, em 2017, foi o autor do jingle oficial da cidade onde nasceu, eleita a Capital Brasileira da Cultura.

Neto Stéfani, nascido em Bragança Paulista, interior paulista, mostra o importante papel da viola caipira no cenário musical brasileiro.  O violeiro lançou seu primeiro álbum em 2002, com 11 músicas autorais e inéditas, e já fez um arranjo do Hino Nacional brasileiro com uma interpretação extremamente pessoal.

Neste episódio, são apresentadas as músicas: Alma caipira; Terra firme; Água boa; Fogo vivo; Vento; Matuto; Toque de feira; Lua do Sertão; Estradas; Pagode sem breque; Capricho de violeiro; Volta para casa; Encosta das nascentes; Lasca a unha e Rainha do Cerrado.

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.