Revoredo #57: A viola caipira instrumental de Almir Sater

Álbuns “Instrumental” e “Instrumental Dois” têm inspiração na cultura sertaneja

 20/10/2022 - Publicado há 2 anos     Atualizado: 25/10/2022 as 14:11
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #57: A viola caipira instrumental de Almir Sater
/

Revoredo desta semana apresenta o trabalho de Almir Sater com a viola caipira instrumental, registrado nos álbuns Instrumental e Instrumental Dois.

O primeiro álbum totalmente instrumental de Almir Sater foi lançado em 1985, fruto da Comitiva Esperança, criada em 1984, que viajou pelo Mato Grosso realizando um trabalho de pesquisa sobre a cultura local. Nesta obra, o músico usa, além da viola caipira, instrumentos não tão comuns na música sertaneja como o berimbau, a bateria eletrônica e a cítara.

O segundo álbum instrumental foi lançado em 1990, aproximando a música sertaneja e regional à música erudita. Em algumas faixas, Sater contou com o acompanhamento de orquestra.

Neste episódio, são apresentadas as músicas: Rio de Lágrimas; Corumbá; Luzeiro; Na Piratininga (de Jeep); É de Minas para Riba; Doma; Viola de Buriti; Minas Gerais; Bem-vindo; Europa; Mazurca-Choro; Encontro das águas; Cristal; Rasta e Segredo.

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.