Revoredo #137: Renato Andrade e Adelmo Arcoverde preservam a cultura caipira

Instrumentistas conquistaram diversos prêmios

Por
 16/05/2024 - Publicado há 2 meses
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #137: Renato Andrade e Adelmo Arcoverde preservam a cultura caipira
/

O Revoredo desta semana apresenta a viola caipira dos músicos Renato Andrade e Adelmo Arcoverde.

Nascido na cidade de Abaeté, Minas Gerais, Renato Andrade mudou-se ainda jovem para Belo Horizonte e se dedicou a estudar violino com o mestre Flausino Rodrigues Vale. De volta a Abaeté, o músico se encantou com a viola caipira e levou o instrumento para as salas de concerto. Considerado um dos maiores mestres da viola caipira instrumental, mescla a simplicidade da sonoridade da roça às melodias simples com conhecimento técnico e musical.

Compositor, arranjador, professor e violeiro de Serra Talhada, Pernambuco, Adelmo Arcoverde conheceu a viola aos 13 anos de idade através da avó, que ouvia repentistas nordestinos na rádio. Na capital, Recife, conquistou prêmios em festivais como arranjador, compositor e instrumentista. Graduado em Direito, Arcoverde também ensina viola e violão no Conservatório Pernambucano de Música.

Neste episódio do podcast são apresentadas as músicas: Viola de Cego; Ballet na Roça; O Capangueiro; Tristeza do Jeca; Viola de Queluz; Veredas Mortas; Urupês, Senhores da Terra; Paineiras; Raízes Ibéricas; O Santuário; O Caminho das Pedras de Fogo; O Caminho das Pedras Verdes; O Caminho das Sombras; A Peleja da Pedinte com o Anjo da Morte e Galope da Serra Talhada.

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.