Revoredo #125: Música instrumental brasileira com Almir Sater

Dois álbuns instrumentais do artista inovaram ao usar instrumentos pouco comuns na música sertaneja

 22/02/2024 - Publicado há 4 meses
Revoredo - USP
Revoredo - USP
Revoredo #125: Música instrumental brasileira com Almir Sater
/

Nesta semana, o Revoredo apresenta dois álbuns de viola caipira instrumental do músico Almir Sater. Nascido em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, em 1956, Almir Sater é reconhecido por sua contribuição à música sertaneja e à música instrumental brasileira.

Em 1985, Almir Sater lançou seu primeiro álbum totalmente instrumental. O projeto surgiu após sua participação na Comitiva Esperança, formada no ano anterior. A comitiva viajou pelo Estado de Mato Grosso para pesquisar a cultura local e, nesse álbum, Sater inovou ao usar instrumentos pouco comuns na música sertaneja, como o berimbau, a bateria eletrônica e a cítara.

O segundo álbum instrumental foi lançado em 1990, aproximando a música sertaneja e regional à música erudita. Em algumas faixas, Sater contou com o acompanhamento de orquestra.

Neste episódio, são apresentadas algumas músicas desses álbuns: Rio de Lágrimas; Corumbá; Luzeiro; Na Piratininga (de Jeep); É de Minas para Riba; Doma; Viola de Buriti; Minas Gerais; Bem-vindo; Europa; Mazurca-Choro; Encontro das águas; Cristal; Rasta e Segredo.

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.