Revoredo #110: Gabriel Souza e Marina Ebbecke unem violas caipiras em diálogo

Músicos enxergam as duas linhas melódicas como conversa

09/11/2023 - Publicado há 8 meses
Revoredo - USP
Revoredo #110: Gabriel Souza e Marina Ebbecke unem violas caipiras em diálogo
/

O Revoredo desta semana apresenta os violeiros Marina Ebbecke e Gabriel Souza. Os músicos têm influências que abrangem desde a música caipira até o rock, refletindo assim uma ampla diversidade de estilos em seu trabalho.

Marina é uma bacharel em viola brasileira formada pela USP, onde foi orientada pelo violeiro e pesquisador Ivan Vilela. Ela atua como professora particular de viola caipira e integra o corpo docente da Associação de Música Pio X. Em sua música, Marina combina a tradição da viola caipira com diversas influências musicais que adquiriu ao longo de sua trajetória profissional.

Souza possui formação em viola caipira e violão erudito pela Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim (Emesp). Ele cursou música na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e obteve seu mestrado em Educação pela USP. Além disso, é membro ativo da Orquestra Filarmônica de Violas.

Como músico, Souza explora possibilidades melódicas e harmônicas, incorporando dissonâncias e ritmos pouco comuns na música tradicional de viola. Ao mesmo tempo, ele presta homenagem aos duetos vocais que são uma marca registrada no cancioneiro caipira.

Juntos, eles veem as duas violas como se estivessem num diálogo. “A gente pensa como se fossem duas linhas melódicas que estão conversando, compondo uma música, uma forma de diálogo”, conta Souza.

Neste episódio, são apresentadas as músicas: Música Incidental Número Um, Contrastes, Princípio, Água de Cheiro, Caipiranga, Enigma, Erva Doce, Tema Meteórico, Do Bronze, Partida, Baião, Música Incidental Número Dois, Para Matar a Saudade de Minas e As Serras.