Revoredo #108: Álbum “Paisagens”, de Ivan Vilela, comemora 25 anos

Ivan Vilela é professor renomado pelo trabalho com viola caipira no País

12/10/2023 - Publicado há 7 meses
Revoredo - USP
Revoredo #108: Álbum "Paisagens", de Ivan Vilela, comemora 25 anos
/

O Revoredo desta semana comemora os 25 anos do álbum Paisagens, do compositor Ivan Vilela. A viola de Vilela neste álbum e no programa de hoje recebe o acompanhamento de Roberto Magrão Peres (percussão), Luiz Henrique Fiaminghi (rabeca), Ricardo Matsuda (violão), Mané Silveira (flauta) e João Carlos Dalgalarrondo (moringa). Ivan Vilela é professor do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

O professor já recebeu honrarias no Brasil, como o Prêmio IBAC de Cultura Brasileira e a Medalha do Mérito Cultural Carlos Gomes, concedido pela Câmara Municipal de Campinas (SP) por suas contribuições à música caipira. Ele também atuou na Europa, trabalhando na Universidade de Aveiro, em Portugal, onde fez pesquisas acadêmicas e concertos; recentemente retornou ao Brasil após três anos no exterior.

Neste episódio, são apresentadas as músicas: Pra Matar a Saudade de Minas, Armorial, Saudade da Minha Terra, Cururu pra São João, Asa Branca, Valsa para Viver um Grande Amor, Paisagens, Calma Roceira, Nananenem, Pula Brincando, Cabriolinha, Catira de Mariamar, No Balanço do Jacá, Baiãozim Calungo, Solidão, A Força do Boi.

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto