Revoredo #107: Compositores mostram variedade de cordas na música caipira

Além de interpretações de pagode de viola por Afonso Villasanti, Valdir Verona conta sua trajetória com o violão e a viola caipira

05/10/2023 - Publicado há 9 meses
Revoredo - USP
Revoredo #107: Compositores mostram variedade de cordas na música caipira
/

O Revoredo desta semana apresenta a viola caipira de Afonso Villasanti e do violeiro gaúcho Valdir Verona, que comenta a utilização da viola e da craviola nas composições.

Afonso Villasanti é violeiro, compositor e professor de viola caipira, formado em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Iniciou sua trajetória musical em Valinhos, São Paulo, onde ganhou seu primeiro violão aos 9 anos. Após graduar-se em violão e guitarra aos 21 anos, sua jornada musical o levou à viola caipira e, aos 25 anos, foi deixando a guitarra gradualmente.

Villasanti foi o primeiro brasileiro aprovado no curso de Composição do British Institute of Modern Music, no Reino Unido, sendo reconhecido, atualmente, como uma figura relevante na cena da viola caipira. O violeiro gravou um disco com colaboração de músicos de rua em sua estadia na Irlanda, além de ter atuado ao lado de Chico Lobo e Ivan Vilela.

Valdir Verona é natural de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Desde a década de 1990 ele se dedica a recitais, shows, composições e gravações, além de editar partituras e tablaturas e ministrar oficinas, com o objetivo de preservar e explorar a tradição da viola de dez cordas na música sulista.

Neste episódio, são apresentadas as músicas: Seleção de Pagodes de Tião Carreiro e Pardinho, Comitiva Esperança, Prelúdio da Inhuma, Seleção de Pagodes de Pardinho e Pardal, Seleção de Ponteios de Goiano e Paranaense, Função de Violeiro, Intimidade com a Viola, Santa Morena, Elementais, Zambita, Seo Bugio, Estações, Enseada, Catavento, Milonga para Don Coletti e Parceria nº 2.

Ficha Técnica: Produção e apresentação: Maestro José Gustavo Julião de Camargo Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão Preto