Quilombo Academia: Nelson Xavier e Alaíde Costa sugerem a gênese da ética na orixalidade

A justiça como saber coletivo herança egípcio-bantu no canto negro Alaíde Costa e Nelson Xavier

 12/01/2024 - Publicado há 4 meses
Quilombo Academia - USP
Quilombo Academia - USP
Quilombo Academia: Nelson Xavier e Alaíde Costa sugerem a gênese da ética na orixalidade
/

Nelson Xavier faz da arte negra do seu canto a busca da justiça. A negritude musical dele está na estética da orixalidade, em que o sentido do seu canto é a polissemia do querigma de Xangô, o orixá da justiça.

Alaíde Costa, junto a erudição crítica de Geraldo Vandré, encontra na música o sentido do amor coletivo. Essa coletividade existencial se dá nas relações comunais da afro-solidariedade. Cujo sentido inclusivo indica para a mais antiga expressão coletiva do saber, visto na mitologia egípcia. Assim o canto de Alaíde Costa tem subjacência nas circularidades sagradas dos povos egípcio-bantu, que é a mais antiga civilização da humanidade. Sendo também a raiz da ética da orixalidade da justiça.


Quilombo Academia

O Quilombo Academia é transmitido as quintas-feiras, às 13 horas, com reapresentação aos domingos, às 19 horas e 30 minutos, na Rádio USP São Paulo e Ribeirão Preto, e também por streaming. As edições do programa estão disponibilizadas nos podcasts do Jornal da USP (jornal.usp.br) e nos agregadores de áudio como Spotify, iTunes e Deezer.

. 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.