Pílula Farmacêutica #125: Saiba a importância da bula dos medicamentos

A bula é pensada para garantir acesso a informações como o funcionamento do medicamento, as advertências prévias e as contraindicações

 10/07/2023 - Publicado há 10 meses     Atualizado: 11/07/2023 as 13:37
Pílula Farmacêutica - USP
Pílula Farmacêutica - USP
Pílula Farmacêutica #125: Saiba a importância da bula dos medicamentos
/

O uso racional de medicamentos é um desafio no Brasil. Segundo o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo, a quantidade de brasileiros que se automedica chega a 77%. No Pílula Farmacêutica desta semana, a acadêmica Amanda Pereira de Araújo, orientada pela professora Regina Andrade da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP) da USP, enfatiza a importância da bula, tanto para os pacientes, quanto para os profissionais de saúde.

Amanda adianta que a bula de medicamentos é um papel valioso que descreve ao paciente os cuidados ao ingerir o medicamento em questão. “É um documento que facilita o entendimento de pessoas ditas leigas, como também é pensada para profissionais da saúde, como os farmacêuticos”, explica. 

Ela ressalta que todos os medicamentos fabricados no Brasil devem, obrigatoriamente, possuir a bula com as informações necessárias ao paciente. “O órgão que se responsabiliza em registrar cada informação da bula é a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além disso, a RDC 47/09, lei de Regulamento Técnico de Boas Práticas de Fabricação para Produtos Saneantes, se responsabiliza pelas regras de harmonização e publicação das bulas de medicamentos para profissionais da saúde e para os pacientes”, informa a acadêmica.

Além disso, Amanda conta que através da leitura da bula é possível obter informações sobre o funcionamento dos medicamentos, advertências prévias ao uso, por quanto tempo guardá-lo e de que forma é preciso armazená-lo, além de efeitos adversos e contraindicações. “A má leitura da bula pode ocasionar o uso incorreto dos medicamentos, podendo levar a intoxicações ou outros problemas ao paciente”, afirma. 

Por fim, a acadêmica destaca que o entendimento da bula é essencial para melhorar o tratamento e garantir mais sucesso, além de trazer segurança ao paciente quanto à medicação utilizada. “A bula é pensada como uma forma de garantir o acesso à informação até mesmo à parcela da população brasileira que infelizmente não possui esse privilégio”, finaliza.


Pílula Farmacêutica
 
Apresentação: Kimberly Fuzel e Giovanna Bingre
Produção: Professora Regina Célia Garcia de Andrade e Rita Stella
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
E-mail: ouvinte@usp.br
Coordenação: Rosemeire Talamone
Horário: segunda e quarta, às 10h40
Você pode sintonizar a Rádio USP em São Paulo FM 107,9; ou Ribeirão Preto FM 107.9, ou pela internet em www.jornal.usp.br ou pelo aplicativo no celular para Android e iOS .
Veja todos os episódios de Pílula Farmacêutica .

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.