Palavra da Semana #21: Circo, recinto circular para espetáculos utilizado pelos líderes romanos para distrair o povo

A arte do circo já era praticada há 4 mil anos em civilizações antigas como China, Grécia, Egito e Índia e no Império Romano havia o Circus Máximos, primeiro grande circo construído para a prática da política pão e circo

 04/10/2021 - Publicado há 3 anos
Palavra da Semana - USP
Palavra da Semana - USP
Palavra da Semana #21: Circo, recinto circular para espetáculos utilizado pelos líderes romanos para distrair o povo
/

A Palavra da Semana, a trending topics no Twitter e a mais pesquisada na web foi Circo, que vem do latim circus, que significa círculo, anel. A palavra também está relacionada com recinto circular para espetáculos, arena, anfiteatro. Pode fazer referência a um conjunto de artistas e empresas que realizam espetáculos. Na geologia, que estuda a Terra, o circo refere-se a uma depressão de paredes numa montanha e na astronomia pode designar o círculo da superfície lunar. De modo figurativo, simbólico, circo pode significar alegria, animação, diversão e, também, uma atividade de grande apelo, uma cena, acontecimento que chama a atenção pelo seu caráter excêntrico ou grotesco. Historicamente há registros de que a arte do circo já era praticada há 4 mil anos em civilizações antigas como China, Grécia, Egito e Índia. O Império Romano ficou muito conhecido pelo Circus Máximos, primeiro grande circo construído por volta do século 4 antes de Cristo. Também é dos líderes romanos a política do pão e circo. Quer saber mais sobre essa política ouça na íntegra o podcast Palavra da Semana no player acima.


Palavra da Semana
Produção e apresentação: Professora Deise Maria Antonio Sabbag -
Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) 
Coprodução e Edição: Rádio USP Ribeirão 
Coordenação: Rosemeire Talamone
Estagiária: Brenda Marchiori
Vai ao ar às sextas-feiras

 


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.