Olhar Brasileiro #114: “Sem cultura um povo não se conhece”, dizia o artista Sérgio Ricardo

Pianista, violonista, ator, autor, cineasta e pintor, ficou conhecido como compositor quando teve uma música gravada por Maysa

 24/08/2023 - Publicado há 8 meses
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro - USP
Olhar Brasileiro #114: “Sem cultura um povo não se conhece", dizia o artista Sérgio Ricardo
/

“Quem conheceu o artista Sérgio Ricardo sabe que ele foi um ótimo pianista, violonista, ator, autor, cineasta e pintor. Mas Sérgio Ricardo tornou-se conhecido como compositor quando a cantora Maysa gravou, de sua autoria, o samba Bouquet de Isabel”, conta o pesquisador Omar Jubran, no podcast Olhar Brasileiro

O artista também compôs em parceria com Glauber Rocha a trilha de Deus e o Diabo na Terra do Sol, considerado um marco do denominado Cinema Novo, informa Jubran. Seu primeiro filme de longa-metragem, Esse Mundo é Meu, é de 1963 e tem participação, direção e trilha sonora do próprio Sérgio Ricardo. 

Como lembra Jubran, no programa, segundo o próprio Sérgio Ricardo, “sem cultura um povo não se conhece, não se respeita, não se adivinha, não se sonha, não se enlouquece, não desbrava caminhos… não muda nada”.

Ouça o podcast nos links acima.

Este podcast reproduz o programa Olhar Brasileiro foi ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz), no dia 20 de agosto de 2023. Dedicado à divulgação da música popular brasileira, Olhar Brasileiro vai ao ar sempre aos domingos, às 10 horas, com reapresentação na terça-feira, à 0 hora, inclusive via internet, através do site da emissora. Às quintas-feiras ele é publicado em formato de podcast no Jornal da USP.  O programa é produzido e apresentado pelo pesquisador Omar Jubran.

As edições anteriores de Olhar Brasileiro estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.