Mosaicos Culturais #37: Maria Bethânia é a menina dos olhos de Oyá no enredo da Mangueira

Ouvintes da Rádio USP podem ouvir a Abelha Rainha da MPB, como agradecimento à homenagem dos integrantes da escola de samba, que ressoava nos fones de ouvido de Izaque Rodrigues, estudante de Letras na USP

Publicado: 05/06/2024
Mosaicos Culturais - USP
/

Maria Bethânia: A Menina dos Olhos de Oyá foi o enredo apresentado pela Estação Primeira de Mangueira no desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro de 2016. Com a apresentação, a escola conquistou o seu 19.º título como campeã do Carnaval carioca, quebrando o jejum de 14 anos sem conquistas. O desfile homenageou os 50 anos de carreira de Maria Bethânia, abordando a religiosidade da cantora e sua ligação afetiva com a cultura popular brasileira. O enredo foi assinado por Leandro Vieira, artista plástico formado pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que fez sua estreia como carnavalesco do Grupo Especial.

O desfile foi tema de dois documentários: Fevereiros , de Marcio Debellian, e O Próximo Samba , de Marcelo Lavandoski. Maria Bethânia gravou um álbum como agradecimento ao desfile: Mangueira: A Menina dos Meus Olhos , lançado em 2019, em que reúne músicas de compositores da Mangueira e canções sobre a escola de samba e o Morro da Mangueira, além da regravação do samba oficial do desfile .

Maria Bethânia Viana Teles Veloso é cantora, compositora, produtora, atriz e poetisa. É conhecida como “Abelha Rainha” e “Rainha da MPB”. Em 1965, iniciou sua carreira musical melhorando a cantora Nara Leão no espetáculo Opinião . No mesmo ano, assinou contrato com a gravadora RCA e lançou seu álbum homônimo de estreia. Com mais de 26 milhões de discos vendidos ao longo de mais de 50 anos de carreira, Bethânia foi eleita em 2012, pela revista Rolling Stone Brasil , a quinta maior voz da música brasileira. Em maio de 2023, foi empossado como imortal na Academia de Letras da Bahia, cadeira 18.

Capa do álbum: Mangueira — A Menina dos Meus Olhos. Maria Betânia. Selo Biscoito Fino. 2019

O samba-enredo do desfile, composto por Alemão do Cavaco, Almyr, Cadu, Lacyr D Mangueira, Paulinho Bandolim e Renan Brandão, foi escolhido numa disputa com outras 33 obras concorrentes.

Mangueira: A menina dos meus olhos é o 52.º álbum de estúdio da cantora Maria Bethânia, lançado em 2019 pelo selo Biscoito Fino. O álbum é composto por canções de compositores ligados à escola de samba e conta com produção e arranjos do maestro Letieres Leite.

O título é uma referência ao título do enredo campeão da agremiação – Maria Bethânia: A menina dos olhos de Oyá – que, por sua vez, é uma referência a um verso do poema Procelária , de Sophia Andressen, gravado por Bethânia no álbum Mar de Sophia em 2006. O título do disco e do enredo carnavalesco, entretanto, são alusivos à devoção da cantora pela orixá Oyá, que vem sendo exaltada em diversos momentos de sua carreira ( com informações da Wikipédia).

Enquanto ouvia Maria Bethânia, Izaque Rodrigues, estudante de Letras na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), participou da enquete do programa Mosaicos Culturais , da Rádio USP. Izaque comenta que a letra fala da conexão da cantora com a natureza, algo com o qual nos conectamos emocionalmente, nos levando a uma essência.

O programa celebra a diversidade cultural, a riqueza da música brasileira e cria um senso de comunidade. O objetivo é dar voz aos estudantes da USP por meio de entrevistas sobre gostos e percepções musicais . Este podcast reproduz a experiência de escuta no programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem , transmitido nos dias 4 e 5 de junho de 2024.

Mosaicos Culturais
Ouça o que estudantes ouvem

Estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você anda ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP pelo WhatsApp (11) 97281-5789.
Mosaicos Culturais
vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h na Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), e ainda via internet, através do site da emissora no link jornal.usp.br/radio/. É possível também sintonizar a versão podcast pela internet em jornal.usp.br/podcasts/ Todos os episódios de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis na página de seu arquivo neste link.

Apresentação e edição: Caroline Kellen
Identidade sonora e produção: Bruno Torres