Mosaicos Culturais #04: Rap de MC Sid denuncia as mazelas da sociedade

Ouvintes da Rádio USP podem ouvir o chamado à ação coletiva que ecoava nos fones de ouvido de Ícaro, estudante de Matemática na USP

Publicado: 19/04/2024     Atualizado: 29/04/2024 as 14:33
Mosaicos Culturais - USP
Mosaicos Culturais #04: Rap de MC Sid denuncia as mazelas da sociedade
/

A música Brasil de Quem? retrata a dura realidade de quem vive com salário mínimo, expressa forte descontentamento com as desigualdades sociais e clama por união para construir uma educação política que atenda às necessidades do povo brasileiro. Ele acredita que a mudança só será possível através da mobilização social, da consciência crítica e da cobrança por políticas públicas mais eficientes.

MC Sid. Foto: Divulgação

Lucas Luan, conhecido como MC Sid, iniciou sua carreira nas batalhas de rima de Brasília, utilizando o rap como ferramenta para fazer críticas sociais e defender um país mais justo.

Brasil de Quem?, composta por MC Sid e lançada pela Bendita Gravadora, é o primeiro de uma série de raps nomeados por partes (parte 1, 2, 3, 4, 5, 6…).

O impacto do rap Brasil de Quem? acumulou nos últimos cinco anos mais de 14 milhões de visualizações no YouTube e cerca de 17 mil comentários com a reação do público, consolidando-se como um marco do rap nacional.

Essa foi a música que Ícaro, estudante de Matemática da USP, estava ouvindo quando respondeu à enquete do programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem, da Rádio USP. Ícaro ressalta que MC Sid protesta contra a corrupção e enfatiza que ela está generalizada, ou seja, não é só de um partido político específico e sim entre vários.

Ouça o podcast no link acima.

Os estudantes da USP podem participar de Mosaicos Culturais. Basta gravar um áudio respondendo à pergunta “O que você está ouvindo?” e enviá-lo para a Rádio USP (WhatsApp [11] 97281-5789).

Este podcast reproduz o programa Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem transmitido nos dias 18 e 19 de abril de 2024. O programa vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h e às 16h, pela Rádio USP (93,7 MHz, em São Paulo, e 107,9 MHz, em Ribeirão Preto), inclusive via internet, através do site da emissora. O programa também é publicado em formato de podcast no site do Jornal da USP.

As edições anteriores de Mosaicos Culturais – Ouça o Que os Estudantes Ouvem estão disponíveis neste link.