Minuto Saúde Mental #74: Variedade de causas sugerem que depressão não seja um transtorno único

Seja problema com a estrutura do cérebro ou resultado de uma inflamação crônica, a depressão ainda depende de muitos estudos para um diagnóstico mais preciso

 06/07/2023 - Publicado há 10 meses     Atualizado: 18/07/2023 as 10:22
Minuto Saúde Mental - USP
Minuto Saúde Mental - USP
Minuto Saúde Mental #74: Variedade de causas sugerem que depressão não seja um transtorno único
/

No podcast Minuto Saúde Mental desta semana, o professor João Paulo Machado de Sousa fala sobre a variedade de causas possíveis para a depressão. Começa falando da complexidade no diagnóstico de um doença mental e cita reportagem veiculada no Estadão no último dia 2 de julho que trouxe uma reportagem, segundo o professor, bem completa sobre as possíveis causas da depressão; tema vem sendo estudado por diferentes grupos de pesquisa ao redor do mundo.

Segundo Sousa, desde a década de 1950, a depressão tem sido entendida do ponto de vista farmacológico como um problema na transmissão de serotonina no cérebro. “A grande maioria dos medicamentos usados hoje para tratar a depressão baseia-se nessa hipótese e busca melhorar a disponibilidade de serotonina entre os neurônios, mas sabemos que a eficácia desses remédios é limitada”, declara o professor.

Sousa também lembra que as pesquisas feitas nas últimas décadas mostram o possível envolvimento de outros neurotransmissores no surgimento da depressão, levando a crer que a doença possa ter ainda outras causas. “Para citar dois exemplos, uma linha de pesquisa sugere que a depressão pode ser resultado de diferenças na própria estrutura do cérebro dos pacientes, enquanto outros pesquisadores apresentam dados bastante convincentes de que a depressão pode ser causada por um estado crônico de inflamação”, explica. 

Assim, Sousa admite que podem existir outras hipóteses sendo investigadas e que provavelmente ainda estamos um pouco longe de saber exatamente como elas interagem para gerar o quadro da depressão. “A variedade de causas possíveis tem inclusive levado alguns pesquisadores a considerar que a depressão como a conhecemos hoje talvez não seja um transtorno único e que, com o tempo, talvez a gente consiga descobrir diferentes tipos de depressão, com causas distintas e que atingem diferentes tipos de pessoas”, afirma Sousa. “Isso permitiria que os profissionais de saúde mental cuidassem de cada caso de maneira mais personalizada e com melhores resultados”, finaliza. 


Minuto Saúde Mental
Apresentação: João Paulo Machado de Sousa
Produção: João Paulo Machado de Sousa e Jaime Hallak
Coprodução e edição: Rádio USP Ribeirão
Coordenação: Rosemeire Talamone
Apoio: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Medicina Translacional, iniciativa CNPq e Fapesp

 

.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.