Manhã com Bach #55: Duetos para órgão são exemplos da arte do contraponto de Bach

Peças estão publicadas na terceira parte do “Clavier Übung” (“Exercício de Teclado”), datada de 1739

Por
 01/03/2021 - Publicado há 3 anos     Atualizado: 22/03/2021 as 14:44
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach - USP
Manhã com Bach #55: Duetos para órgão são exemplos da arte do contraponto de Bach
/

Publicada em 1739, a terceira parte do Clavier Übung (Exercício de Teclado), de Johann Sebastian Bach, contém quatro duetos para órgão (BWV 802-805) que são exemplos da arte do contraponto – a técnica de sobrepor duas ou mais melodias -, de que o compositor alemão foi o grande mestre.

Os quatro duetos – que têm esse nome porque são peças para duas vozes melódicas – foram ouvidos no programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), apresentado nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2021. O programa exibiu ainda a Suíte em Sol Menor para Alaúde (BWV 995) – que é a transcrição integral para alaúde da Suíte para Violoncelo Número 5 em Dó Menor (BWV 1011), feita por Bach por volta de 1730 – e a cantata Es ist ein trotzig und verzagt Ding um aller Menschen Herze, “Há uma coisa teimosa e desesperada no coração de todas as pessoas” (BWV 176).

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.

As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.