Manhã com Bach #55: Duetos para órgão são exemplos da arte do contraponto de Bach

Peças estão publicadas na terceira parte do “Clavier Übung” (“Exercício de Teclado”), datada de 1739

Por
Jornal da USP
Manhã com Bach #55: Duetos para órgão são exemplos da arte do contraponto de Bach
/

Publicada em 1739, a terceira parte do Clavier Übung (Exercício de Teclado), de Johann Sebastian Bach, contém quatro duetos para órgão (BWV 802-805) que são exemplos da arte do contraponto – a técnica de sobrepor duas ou mais melodias -, de que o compositor alemão foi o grande mestre.

Os quatro duetos – que têm esse nome porque são peças para duas vozes melódicas – foram ouvidos no programa Manhã com Bach, da Rádio USP (93,7 MHz), apresentado nos dias 27 e 28 de fevereiro de 2021. O programa exibiu ainda a Suíte em Sol Menor para Alaúde (BWV 995) – que é a transcrição integral para alaúde da Suíte para Violoncelo Número 5 em Dó Menor (BWV 1011), feita por Bach por volta de 1730 – e a cantata Es ist ein trotzig und verzagt Ding um aller Menschen Herze, “Há uma coisa teimosa e desesperada no coração de todas as pessoas” (BWV 176).

Ouça no link acima a íntegra do programa.

Dedicado à divulgação da música do compositor alemão Johann Sebastian Bach (1685-1750), Manhã com Bach vai ao ar pela Rádio USP (93,7 MHz) sempre aos sábados, às 9 horas, com reapresentação no domingo, também às 9 horas, inclusive via internet, através do site da emissora. Às segundas-feiras ele é publicado em formato de podcast na área de podcasts do Jornal da USP.

As edições anteriores de Manhã com Bach estão disponíveis neste link.


Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.